Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

AJUDA PARA EX-PRESOS

Votuporanga tem projeto de amparou para egressos da prisão

Publicado em: 11 de março de 2018 às 10:17

AJUDA PARA EX-PRESOS
Vinculada à Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Votuporanga, a Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) é um equipamento social que oferece acolhimento e suporte aos familiares de presos e egressos residentes no município, além de trabalhar para a reintegração desses cidadãos à comunidade.

Implantado na cidade no ano de 2016, juntamente com a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA), o órgão é ligado ao “Programa de Atenção ao Egresso e Família”, mantido pela Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado, e tem por finalidade assistir aos cidadãos egressos do sistema penitenciário em seu âmbito familiar, tendo em vista a autonomia e a retomada ao convívio social com dignidade.

Em 2017, a CAEF foi reestruturada no município pelo prefeito João Dado, que transferiu a sede do órgão para um novo espaço, na região central da cidade, com toda a infraestrutura necessária para o atendimento à população.

Entre os serviços oferecidos pela central estão: a inserção dos egressos em programas de capacitação profissional e geração de renda; assistência para obtenção de benefícios sociais, trabalhistas e de saúde; auxílio na retomada do processo de escolarização; auxílio na aquisição ou regularização de documentos pessoais; orientação jurídica; apoio psicológico; e cadastramento no programa Pró-Egresso, voltado para inserção no mercado de trabalho.

Desde o início das atividades da CAEF no município, 373 famílias de presos e egressos foram cadastradas pelo equipamento social. Desse montante, um total de 161 atendimentos familiares foram realizados entre o início de 2017 e este ano.

Ao todo, o “Programa de Atenção ao Egresso e Família” da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária realizou, desde 2003, mais de 396 mil atendimentos a egressos e 68 mil a familiares em todo o território paulista. Com a CAEF de Votuporanga, o Estado conta com um total de 36 unidades desses equipamentos sociais.A sede da CAEF Votuporanga está localizada na rua Minas Gerais, nº 3246 (Patrimônio Novo). O telefone para contato é o (17) 3422-4614.

Publicidade