Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

OFICINA DE CADASTRO ARBÓREO DE VOTUPORANGA NA SAEV

Capacitação da equipe pra cadastro de forma eficaz e constituir o Inventário de Arborização Urbana

Publicado em: 27 de março de 2018 às 18:49

OFICINA DE CADASTRO ARBÓREO DE VOTUPORANGA NA SAEV
Servidores da Saev Ambiental participaram da 1º Oficina de Cadastro Arbóreo, realizada neste mês na sede da autarquia pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental e Sustentável (Cidas). O encontro teve como objetivo capacitar os colaboradores para efetuar o cadastro de forma eficaz e constituir o Inventário de Arborização Urbana, que traz inúmeros benefícios para a cidade, entre eles, arborização de qualidade.

No entanto, para que isso ocorra é necessário planejamento e conhecimento do patrimônio arbóreo do município.“A amostragem dessa arborização varia de acordo com os objetivos do inventário, dos recursos disponíveis, das tipologias florestais e sua variabilidade. Por meio dele podemos descobrir os principais problemas de cada espécie e fornecer informações para novos plantios e adequação de práticas de manejo”, explicou o superintendente adjunto da Saev Ambiental, Marcelo Zeitune. Além disso, o inventário serve também para quantificar custos, realizar programas de conscientização ou educação ambiental e, com a divulgação dos resultados, buscar apoio da população.

Cidas

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental e Sustentável (Cidas) é a união de 13 municípios da região que formam uma entidade voltada para o desenvolvimento e execução de ações e projetos ambientais sustentáveis. O Cidas busca soluções alternativas de gestão para promover eficiência dos serviços públicos com responsabilidade socioambiental. Fazem parte do Consórcio os seguintes municípios: Américo de Campos, Pontes Gestal, Paulo de Faria, Cardoso, Álvares Florence, Parisi, Pedranópolis, Meridiano, Valentim Gentil, Votuporanga, Cosmorama, Nipoã e Jaci.

Mais de 23 mil árvores em 14 meses

Nos últimos 14 meses, a Saev Ambiental vem intensificando alguns programas e serviços para o fomento da arborização urbana, a começar pelo plantio de mudas em calçadas, em áreas de preservação ambiental, praças, canteiros, nos novos loteamentos residenciais, dentre outros.O Placar da Árvore disponível no site da autarquia aponta para 23,3 mil novos plantios realizados na cidade desde o início de 2017. Deste total, 10,7 mil foram plantadas foram plantadas por loteadores em calçadas ou áreas verdes de novos bairros e outras 10,8 mil novas mudas foram plantadas pela autarquia em projetos de reflorestamento e também pelo Disque Árvore.“O plantio de árvores é uma ação que favorece de forma direta a melhoria das condições climáticas nas cidades, contribuindo para a produção de oxigênio, oferecendo sombra nos dias de sol, regulando a temperatura do ambiente e reduzindo o efeito estufa. A Saev Ambiental, a partir da gestão do prefeito João Dado, tem realizado um trabalho efetivo para ampliar e estimular a criação de mais espaços verdes no município”, comenta o Superintendente adjunto da autarquia, o engenheiro Marcelo Marin Zeitune.



Publicidade