Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

AMARELOU NO TRÂNSITO DE VOTUPORANGA

Campanha de orientação e prevenção de acidentes é lançada

Publicado em: 09 de maio de 2018 às 20:00

AMARELOU NO TRÂNSITO DE VOTUPORANGA
Na manhã desta quarta-feira (9/5), a Prefeitura de Votuporanga reuniu autoridades, imprensa e representantes de diversos segmentos da sociedade para a cerimônia de lançamento da edição de 2018 da Campanha de Educação no Trânsito pelo Movimento Maio Amarelo. A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura, e contou com a presença do prefeito João Dado e de sua equipe de governo, além de vereadores e diversas lideranças da cidade.

Durante a ocasião, foram apresentadas as diversas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, visando a instrução e a conscientização dos condutores e pedestres de Votuporanga. Com o tema “Nós somos o trânsito”, a proposta da campanha para este ano é a de envolver a sociedade em uma reflexão sobre novas formas de encarar a mobilidade urbana.

Entre as iniciativas da gestão municipal para 2018, está a continuação da campanha permanente dos 4P – Pare Para o Pedestre Passar, que conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação e do Tiro de Guerra de Votuporanga para o desenvolvimento de atividades como: distribuição de panfletos e materiais educativos nas ruas e nas unidades municipais de ensino, instalação de placas informativas em canteiros, palestras de agentes de trânsito em escolas e instituições do município, além de ações com a utilização da “mãozinha do trânsito” e do novo mascote inflável da campanha.

Ao longo da cerimônia, também foram expostos números sobre o tráfego no município, que atualmente conta com uma frota de 81.343 veículos, sendo 28.487 deles motocicletas.

Em sua fala, o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Jair de Oliveira, chamou a atenção do público para a importância da participação da sociedade civil na construção de um trânsito mais seguro: “Todos nós estamos envolvidos no trânsito, seja como pedestres, ciclistas ou motoristas. Por isso, quando ocorre um acidente, os prejuízos não são apenas individuais, mas sociais. O poder público tem cumprido o seu papel, que é o de oferecer sinalização, fiscalização e orientação à comunidade. Mas é preciso lembrar que trânsito não se faz sozinho, e sim com o esforço, o envolvimento e a colaboração de todos”.

O prefeito João Dado elogiou as ações de instrução e conscientização promovidas no munícipio e deu destaque às diversas conquistas e realizações obtidas nas áreas de trânsito, transporte e segurança. “Mais do que um ato de cidadania, a campanha do Maio Amarelo é parte de uma visão futurista da nossa gestão, que se dedica a educar hoje para não ter de punir amanhã. Além de contar com todas essas importantes iniciativas de orientação, Votuporanga já se tornou um exemplo para todo o Brasil quando o assunto é mobilidade urbana. Só neste ano, serão instaladas 4 mil novas placas de sinalização e 26 pontos de ônibus receberão cobertura, estimulando o uso do transporte coletivo pelos munícipes. Outra importante conquista para a cidade será a futura instalação de um novo Centro Operacional de Segurança, na antiga sede do DER”. A solenidade contou com a participação da tenente da 3ª Companhia da Polícia Militar de Votuporanga, Sarah de Carvalho Barbosa; do médico ortopedista da Santa Casa de Votuporanga, Dr. Daniel Brito; e da diretora da Vigilância em Saúde do município, Danieli Leppos, que apresentaram números e índices ligados ao setor de trânsito.

Também compuseram a mesa de autoridades: a secretária municipal da Educação, Encarnação Manzano; o chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-088, sargento Heroito da Silva Cursino Gomes; e o vereador Dr. Ali Hassan Wanssa.

Sobre o Maio Amarelo

Desde 2011, a Campanha de Educação no Trânsito pelo Movimento Maio Amarelo é realizada em todo o país, numa ação anual, coordenada entre o poder público e a sociedade civil. O objetivo da iniciativa é colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a população, tendo como premissa a preservação de vidas.

Publicidade