Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

DIOCESE DE VOTUPORANGA COMPLETA 2 ANOS

A Diocese de Votuporanga foi desmembrada das Dioceses de São José do Rio Preto e de Jales

Publicado em: 20 de julho de 2018 às 17:44

DIOCESE DE VOTUPORANGA COMPLETA 2 ANOS
Há dois anos, o papa Francisco dava um presente à região noroeste paulista criando a Diocese de Votuporanga e nomeando seu primeiro bispo, Dom Moacir Aparecido de Freitas, até então sacerdote da diocese de São Carlos. A Diocese de Votuporanga foi desmembrada das Dioceses de São José do Rio Preto e de Jales e é sufragânea da Arquidiocese de Ribeirão Preto, fazendo parte do Regional Sul 1 da CNBB. Com a criação da nova diocese a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida tornou-se Catedral. A data será comemoração da Santa Missa no dia 20 de julho, às 19h30, na Catedral. A diocese foi instalada no dia 22 de outubro, data também da posse do primeiro bispo.

Em março deste ano, foram ordenados os primeiros padres da diocese de Votuporanga: padre Rafael Vicente e padre Michel Candeu, e até o fim do ano deve ser ordenado mais um padre, o seminarista Murilo. Atualmente a diocese conta com 32 padres, 5 diáconos permanentes, 9 religiosas e 12 seminaristas.

A diocese é composta por 28 paróquias localizadas em 25 municípios: Álvares Florence, Américo de Campos, Buritama, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Gastão Vidigal, Lourdes, Macaubal, Magda, Monções, Nhandeara, Nova Luzitânia, Parisi, Paulo de Faria, Planalto, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Turiúba, União Paulista, Valentim Gentil, Votuporanga e Zacarias. Para facilitar o trabalho pastoral, a diocese foi dividida em 5 regiões pastorais: Nhandeara, Buritama, Votuporanga, Cosmorama e Riolândia. Nossa diocese abrange uma superfície de 7.694 Km² e segundo o censo de 2010, a população da nova diocese é de 237.380 habitantes.

Publicidade