Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

MEGAOPERAÇÃO: GAECO e polícia partem pra cima do PCC e prendem 50 criminosos

Vários presos nas regiões de Rio Preto e Votuporanga nesta terça-feira. Principal traficante está na lista

Publicado em: 28 de junho de 2016 às 10:23

MEGAOPERAÇÃO: GAECO e polícia partem pra cima do PCC e prendem 50 criminosos
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual, e a Polícia Militar realizam na manhã desta terça-feira,28, realizam operações coordenadas em diversas regiões do Estado de São Paulo, incluindo Rio Preto. O objetivo édesarticular células do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Na investigação realizada pelo Núcleo em Rio Preto foi possível identificar a atuação de um grupo criminoso, liderado por um dos maiores e mais antigos traficantes de drogas da região, que operava a distribuição de cerca de 1 tonelada de drogas por mês no eixo Rio Preto-Ribeirão Preto, também através de uma rota interestadual que abrangia o estado de Mato Grosso do Sul.

Até o momento, em Rio Preto, a operação conseguiu prender três pessoas e apreender uma tonelada de maconha, dez veículos e R$ 33 mil em dinheiro.

O balanço geral até o momento, incluindo todas as cidadeS onde a ação ocorre, conta com61 prisões e apreensão de cerca de 2,4 toneladas de drogas, armas, veículos e dinheiro, cujo valor ainda está sendo contabilizado.

Foram cumpridos 68 mandados de busca e apreensão, 42 mandados de prisão temporária e 8 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça.

Além de Rio Preto, as ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Campinas, Indaiatuba, Mogi Mirim, Rio Claro, Aguaí, Monte Mor, Hortolândia, Sumaré, Santa Bárbara D´Oeste, Piracicaba, Praia Grande, Cubatão, Itanhaém, Ribeirão Preto, Bauru, Severínia, Riolândia, Ituverava e Sertãozinho.

As operações para cumprimento das ordens judiciais expedidas estão sendo executadas pela Polícia Militar e pelos Promotores de Justiça do Gaecode maneira coordenada em todo o Estado de São Paulo objetivando, além dos resultados práticos relacionados a cada uma das investigações, uma maior desarticulação na estrutura da organização criminosa.

Participam das operações coordenadas 20 Promotores de Justiça do Gaecoe quase 1.000 policiais militares de diversas regiões do Estado de São Paulo, da ROTA, COE e Corregedoria da Polícia Militar.

As operações são resultado de investigações autônomas realizadas nos últimos meses pelos Núcleos do Gaecode Campinas, Piracicaba, Santos e Rio Preto, cada uma delas versando sobre a atuação de células regionais do PCC que operavam, dentre outros crimes, o tráfico de drogas em larga escala.

Através dos respectivos procedimentos investigatórios criminais, os Promotores de Justiça do Gaecoconseguiram reunir elementos sobre a estrutura e a sistemática de funcionamento de cada uma das células investigadas.

Regiões

No curso da investigação realizada pelo Núcleo Campinas, dentre dezenas de membros do PCC investigados, foram identificados dois integrantes da organização criminosa que são responsáveis pelo gerenciamento de parte das questões financeiras do grupo no interior do estado de São Paulo e pela sintonia dos gravatas. Além disso, foi identificada uma rota interestadual que era utilizada para distribuição de drogas na região de Campinas a partir de Indaiatuba.

O trabalho investigativo realizado pelo Núcleo Piracicaba permitiu a coleta de dados sobre uma célula do PCC que atuava na região, incluindo a identificação de dois integrantes da organização responsáveis pelo gerenciamento dos negócios do grupo em toda região abrangida pelo código DDD 19. Também foi possível a identificação de outra importante rota para distribuição de drogas no interior paulista.

Os Promotores de Justiça do GaecoSantos conseguiram identificar grandes focos de atividade do PCC em Cubatão, Praia Grande e Itanhaém, que contariam com a possível participação de policiais.

A partir das informações produzidas pelos diferentes Núcleos do Gaecoem cada uma das investigações, com o apoio da Inteligência da Polícia Militar e suporte operacional da Polícia Militar, da Polícia Militar Rodoviária e do Departamento de Operações de Fronteira, foram realizadas ações que resultaram na apreensão de mais de 2 toneladas de substâncias entorpecentes.

Ao final de cada trabalho investigativo, os Promotores de Justiça do Gaecoendereçaram aos Juízos competentes requerimentos de prisões temporárias e preventivas e de busca e apreensão.







(Diário da Região)

Publicidade