Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

POLÍCIA MILITAR PRENDE 63 CRIMINOSOS

Todos infratores da lei em Votuporanga capturados pela PM

Publicado em: 02 de julho de 2017 às 09:58

POLÍCIA MILITAR PRENDE 63 CRIMINOSOS
O mês de junho evidencia o compromisso da Polícia Militar com a população de Votuporanga, retratado na prisão de 63 infratores da lei, adultos e adolescentes, flagrados no cometimento crimes, ou na condição de procurados pela Justiça. Somados às outras prisões realizadas nas demais cidades vizinhas da 3ª Companhia, totalizam 69 os encarceramentos, todos registrados em boletins de ocorrências. Traficantes de drogas, autores de roubos, de furtos a residências e estabelecimentos comerciais, por porte ilegal de armas e criminosos diverso foram encarcerados.

O balanço foi divulgado à imprensa nesta sexta-feira (30), pelo comandante de companhia, capitão Edson Fávero. A Polícia Militar destaca a importância de a população estar atenta à presença de pessoas em atitudes suspeitas nas proximidades de suas residências, estabelecimentos comerciais, construções e veículos, devendo acionar rapidamente a Polícia Militar através do 190. Quanto maior a rapidez e o número de informações sobre o local, características do suspeito ou autor do crime, maior a probabilidade de sucesso nas prisões. O bom desempenho do mês se deve, também a essa parceria na troca de informações entre comunidade e policiais militares.

O resultado expressivo motiva a continuidade do trabalho, porém, crimes continuam ocorrendo. Roubos a transeuntes e a pequenos estabelecimentos comerciais preocupam a polícia. Fica evidenciada a condição de serem a maioria dos autores viciados em drogas. Ou seja, roubam o que vêem pela frente para compra ou troca com substâncias entorpecentes. É importante não expor celulares, jóias e carteiras em público, bem como estabelecimentos comerciais devem evitar acúmulo de dinheiro em seu caixa. Isso como medida a desestimular o criminoso. O crime não pode compensar o risco de ser preso e encarcerado.

A Corporação combate o problema das drogas em diferentes frentes. Reprime a atuação dos traficantes e usuários com prisões. E na área da prevenção, atua para que jovens não enveredem pelo mundo das drogas, aplicando o Programa PROERD (Programa Educacional de resistência às Drogas e à Violência) a todos os alunos das redes Estadual, Municipal e Particular.

Nesse primeiro semestre de 2017 participaram do PROERD 959 alunos, sendo que desde o ano 2000, quando iniciou a aplicação do PROERD 22.000 alunos receberam a formação.

A fragilidade da legislação gera desconforto nos policiais militares que se empenham em prender criminosos, haja vista a celeridade que alguns são postos em liberdades ou deixam de ser presos durante registro das ocorrências. Autores de furtos, adolescentes infratores e até mesmo traficantes de drogas tem sido beneficiados pela legislação vigente. “Ás vezes impera a sensação de que a Polícia Militar está enxugando gelo”, afirma o Cap PM Edson Fávero, Comandante da Polícia Militar.

O Ciclo Completo de Polícia envolve Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e Sistema Carcerário, recaindo sobre todas essas Instituições a responsabilidade pela Preservação da Ordem Pública e pela sensação de segurança, ou, de insegurança oferecida para a população.




(Gazeta de Votuporanga)

Publicidade