Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

PM PRENDEU 59 EM AGOSTO. MAIORIA JÁ TA NA RUA

Dezenas foram soltos no momento da prisão por fianças ou no dia seguinte, em Audiências de Custódia

Publicado em: 06 de setembro de 2017 às 17:49

Na tarde de terça-feira Polícia Militar de Votuporanga prendeu um traficante de drogas que tinha em estoque em sua residência, além de diversos entorpecentes embalados para pronto comércio, mais de uma centena de objetos produtos de furtos por ele praticados, bem como adquiridos mediante trocas com entorpecentes por infratores da lei que praticam crimes para esse fim, bem como de viciados que entregam seus próprios bens para aquisição das drogas. Mais uma vez o sucesso da atuação deveu-se a uma abordagem realizada pela Força Tática no momento em que o infrator praticou atitudes suspeitas no momento da aproximação da viatura. O 2º Sargento Freitas da Força Tática salienta que abordagens a pessoas e a veículos em atitudes suspeitas é a essência do policiamento preventivo, por isso, reitera, há que haver a compreensão das pessoas. Por mais que a situação possa ser incômoda para alguns é dessa forma que criminosos, armas de fogo, produtos de crimes e entorpecentes são localizados e identificados.

Dentre os produtos de crimes apreendidos com o citado traficante de drogas há várias televisões, aparelhos celulares, notebooks, tabletes, câmeras fotográficas e diversos outros produtos eletroeletrônicos. Eventuais vítimas devem se dirigir à DISE - Delegacia de Entorpecentes, onde o criminoso foi autuado em flagrante e apreendidos os objetos, fim de reconhecerem possíveis pertences.

É de conhecimento de todos que o que alimenta a indústria de furtos, roubos, tráfico de drogas e violências em geral são as pessoas que fazem uso de substâncias entorpecentes. “Usuário social de entorpecentes” é desculpa esfarrapada, salienta o Cap PM Edson Fávero. Por trás de uma única porção de droga há um traficante que se utiliza de todo e qualquer subterfúgio de violências e crimes para se estabelecer no mercado das drogas. O usuário social de hoje é o criminoso ou presidiário de amanhã, o futuro paciente de clínicas de recuperação de drogados, o futuro agressor de sua própria família. Os pais devem ser responsáveis por seus filhos crianças e adolescentes, que iniciam suas caminhadas nas drogas cada vez mais precocemente. Devem monitoras suas companhias, as festas que freqüentam. Pais irresponsáveis que não fazem isso no presente, certamente se arrependerão das conseqüências no futuro, em portas de presídios.

No mês de agosto a Polícia Militar realizou 59 prisões de criminosos em flagrante delito e procurados pela Justiça. Infelizmente dezenas deles são soltos no momento da prisão por pagamento de fianças ou no dia seguinte, durante Audiências de Custódia, quando o Poder Judiciário coloca outros tantos em liberdade, ao analisarem as prisões em flagrante. Quem imagina que esse “voto de confiança” passado pela Justiça a esses criminosos desestimulam os criminosos a praticarem crimes, estão redondamente equivocados, é um “cheque em branco” para que voltem às ruas e continuem a praticar crimes. É o que vemos constantemente acontecer, diz o Cap PM Edson Fávero.

A fragilidade da legislação gera desconforto e nos policiais militares que se empenham em prender criminosos e vêem suas atuações esvaziadas logo após suas atuações, pois constantemente, diferentemente de outros órgãos também responsáveis pela Segurança Pública, são cobrados diretamente pelos crimes que ocorrem na cidade. “Impera nos Policiais Militares a sensação de que a Polícia Militar está enxugando gelo”, afirma o Cap PM Edson Fávero, Comandante da Polícia Militar, tantas são as reincidências de prisões dos mesmos infratores da lei.

O Ciclo Completo de Polícia envolve Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e Sistema Carcerário, Instituições estas que compartilham a responsabilidade pela Preservação da Ordem Pública e pela sensação de segurança, ou, de insegurança oferecida para a população, as quais devem prestar contas igualitariamente à sociedade a que servem.

Assina a presente nota o Capitão PM Edson Fávero, Comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Votuporanga.

Votuporanga, 06 de setembro de 2017.



Edson Fávero

Capitão PM Cmt da 3ª Companhia PM Votuporanga

(17) 34215323 - 190



Publicidade