Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

INAUGURADA NOVA SEDE DO EXÉRCITO EM VOTUPORANGA

Tiro de Guerra ganha novo espaço e próximo paço é Vila Militar

Publicado em: 06 de julho de 2018 às 17:41

INAUGURADA NOVA SEDE DO EXÉRCITO EM VOTUPORANGA
Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (6/7), o Prefeito João Dado inaugurou a nova sede do Tiro de Guerra 02-088 “Cabo PM Samuel Pereira Batista” com a presença do Chefe do Estado Maior da 2ª Região Militar, Coronel Marcelo Martins, além de diversas autoridades civis e militares e da 48ª Turma de Atiradores sob o comando do Sargento Heroíto Gomes da Silva. O novo prédio foi construído com recursos próprios da Prefeitura. O investimento foi de R$ 840 mil e permitirá uma estrutura melhor adaptada, em substituição à antiga sede (Rua Pe Izidoro) que completaria 40 anos no dia 6 de agosto.

Entre as autoridades, destacam-se as presenças do ex-prefeito Junior Marão que deu início à construção da nova sede; a Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mônica Pesciotto de Carvalho; o vice-prefeito Renato Martins; o Presidente da Câmara Municipal, Osmair Ferrari; o Delegado da 18ª Delegacia de Serviço Militar, Tenente Marcelo Santos; o Comandante da PM, Erich Reishtatter e os familiares do Cabo PM Samuel Pereira Batista, homenageado da data. O irmão do Cabo, ex-vereador Edilson do Santa Cruz fez o discurso e agradeceu, emocionado, à homenagem.

Ao assumir o comando do Executivo, o Prefeito João Dado estabeleceu como uma das prioridades de seu governo a conclusão desta nova sede do TG, com o intuito de oferecer uma estrutura mais ampla e moderna para a formação de atiradores e, por extensão, para o projeto social Soldado Mirim, criado em 2017 com apoio do Fundo Social de Solidariedade.

Tiro de Guerra

O Tiro de Guerra de Votuporanga foi criado em 1975. Seu primeiro Diretor foi o Dr. João Antônio Nucci, então Prefeito. As atividades do Tiro de Guerra no município tiveram início em 1978, com a matrícula de 70 Atiradores. Em 6 de agosto de 1978 foi inaugurada a sede localizada à rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos, nº 93, Vila das Paineiras.

É uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o exército. Sua organização ocorre em acordo firmado com as prefeituras e o Comando da Região Militar, sendo que o exército fornece os instrutores, fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações. Atualmente, o TG 02/088 oferece instrução para a 48ª Turma de Atiradores.

Cabo PM Samuel Pereira Batista

Por iniciativa do então vereador Edilson Santa Cruz, a nova sede do Tiro de Guerra de Votuporanga recebeu a denominação de “Cabo PM Samuel Pereira Batista”, que faleceu aos 37 anos de idade, em um acidente automobilístico, em junho de 2015. Samuel era o segundo filho de Maria Zélia e João Batista Pereira, casado com Daniela Renata Santana Pereira, com quem teve os filhos Bianca e Samuel. Efetivou-se na Polícia Militar do Estado de São Paulo, trabalhando em Jundiaí e, desde 2007, em Votuporanga.

Em 2008, tornou-se Cabo e ainda o melhor aluno do curso de formação de instrutores do Proerd. Havia acabado de ser aprovado na prova escrita do curso para formação de sargentos e estava se preparando para o teste de aptidão física. Seu velório e sepultamento reuniu uma verdadeira multidão. A Polícia Militar lhe prestou significativa homenagem, dando seu nome à sala de reunião da 3ª Cia.



Publicidade