Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

SÃO CARLOS CONHEÇE ECOTUDO

Pessoal de lá veio conhecer projetos de resíduos da SAEV

Publicado em: 08 de novembro de 2018 às 15:36

SÃO CARLOS CONHEÇE ECOTUDO
Autoridades de São Carlos têm buscado inspiração em projetos de Votuporanga na área da gestão de resíduos sólidos. Uma comitiva esteve na cidade nesta quarta-feira (7/11) visitando os Ecotudos. A vereadora de São Carlos, Cidinha do Oncológico e o assessor Alex Prado vieram pela terceira vez e trouxeram Secretários Municipais, entre eles Graziela Solfa Marques, Secretária de Cidadania e Assistência Social, Mariel Pozzi Olmo, Secretário Municipal de Serviços Públicos e Dr. José Galízia Tundisi, Secretário de Desenvolvimento Sustentável de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

Junto com o grupo esteve o Prof Dr. da USP São Carlos, José Galízia Tundisi. "A visita foi um estímulo para aperfeiçoarmos nosso trabalho em outros municípios. Devemos crescer nessa questão da gestão dos resíduos sólidos, o que é um dos problemas mais preocupantes no Brasil. Nós vimos o quê foi feito nos Ecotudos e Votuporanga está muito à frente de outras cidades do país. Parabenizo o trabalho", afirma o professor que também é Ecologista renomado com Bacharel em História Natural, Mestre em Oceania, Doutor em Ciência, escritor de diversos livros, ex-presidente do CNPQ.

O Superintendente da Saev Ambiental Waldecy Bortoloti, o Superintendente Adjunto, eng. Marcelo Marin Zeitune e a Chefe de Setor de Diagnóstico e Projetos Ambientais, bióloga Elizabeth Dias Prado guiaram a visita da equipe nas três unidades do Ecotudo e apresentaram as táticas e estratégias que a autarquia utiliza em práticas como fiscalização de descarte irregular de lixo.

Zeitune explicou a função dos Ecotudos que são ecopontos diferenciados e referência no Brasil, a colaboração da Coopervinte (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Votuporanga) no processo e o destino ambientalmente correto que é dado a todos os resíduos coletados e, em especial, a educação ambiental necessária para que a população faça a adesão aos projetos.

Também foi visitada a sede da Coopervinte. A Secretária de Cidadania e Assistência Social de São Carlos, Graziela Solfa Marques visitou ainda a Secretaria de Direitos Humanos para conhecer o projeto Votuporanga em Ação e foi recebida pelo chefe de pasta Gilvan Carlos dos Santos.

Representantes da comitiva explicaram que São Carlos já possui cinco ecopontos, porém não têm sido funcionais, por isso a equipe do município veio conhecer e estudar toda a estrutura mantida pela Saev Ambiental e Prefeitura de Votuporanga.

Publicidade