Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Câmara tem sessão solene de aniversário e homenagens

Título de Cidadão a cinco personalidades que contribuem para o desenvolvimento do município

Publicado em: 09 de agosto de 2022 às 06:53

Câmara tem sessão solene de aniversário e homenagens
O Legislativo votuporanguense concede hoje (9) o Título de Cidadão a cinco personalidades que contribuem para o desenvolvimento do município: o delegado da Polícia Federal Drº Rogério Augusto Viana Galloro, o diretor-presidente da Votuprev - Adauto Cervantes Mariola, o capitão da Polícia Militar André Renato Ferreira Navarrete, o chefe de Gabinete da Câmara Federal Lucas Noleto Ferreira e o subtenente do Exército Brasileiro Giovani Santana - comandante do Tiro de Guerra 02-088 de Votuporanga.

A Sessão Solene ocorrerá após a reunião ordinária que começa a partir das 18 horas, da próxima terça-feira - já que dia 8 - feriado municipal em razão do aniversário de Votuporanga.

A reunião festiva será conduzida pelo presidente da Câmara - vereador Sergio Adriano Pereira e demais membros da Mesa Diretora e contará com a presença do prefeito Jorge Seba, representantes do Legislativo paulista, do Judiciário, Ministério Público, entidades, clubes de serviços, amigos e familiares dos homenageados.

O Título de Cidadão Votuporanguense é a maior honraria concedida pelo Legislativo para personalidades que não nasceram em Votuporanga, mas que prestam relevantes serviços à comunidade.

Os homenageados:

Adauto Cervantes Mariola:

Por iniciativa do vereador Daniel David (MDB), a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a concessão do Título de Cidadão Votuporanguense ao diretor-presidente da Votuprev (Instituto de Previdência Municipal) Adauto Cervantes Mariola:

O homenageado é natural de Auriflama – SP, filho de Ernesto Mariola e Izabel Cervantes Rosa Mariola, casado com Cláudia Fabiana S. Gonzales, tem como seu grande orgulho a filha Dra. Carolina Farinasse Mariola. Em 1988 foi para o Município de Ribeirão Preto – SP para estudar. Voltou para Votuporanga em 1989, onde trabalhou pelo período de oito anos na Construtora Tapajós, sendo responsável pelo departamento financeiro, e após esse tempo trabalhou em empresa própria. Foi nomeado como Diretor Administrativo Financeiro no Votuprev (Instituto de Previdência do Município de Votuporanga) em 2012, a convite do então prefeito Junior Marão. E, exatamente dois anos após a nomeação como Diretor Administrativo Financeiro no Votuprev, foi nomeado como Diretor Presidente da entidade.

É formado em Ciências Contábeis, pós graduado em Regime Próprio de Previdência Social, com título de Especialista e com capacitação para o Magistério Superior. É pós graduado em Finanças e Banking pela PUC/RS, e tem Certificação Profissional ANBIMA Série 10 e mais 44 cursos na área de área de Regime Próprio de Previdência Social, o qual se tornou um especialista. Além de Diretor Presidente do Instituto de Previdência do Município de Votuporanga , onde está desde 2012, Adauto exerceu funções de - Diretor Financeiro da Santa Casa de Votuporanga, onde também foi por seis anos Presidente do Conselho de Administração; Diretor Regional Norte da Apeprem (Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios de São Paulo; Membro do Rotary Club Votuporanga, o qual foi presidente no ano de 2015/2016; Governador assistente do Distrito 4480 do Rotary Club; Membro da Loja Maçônica Pitágoras "É válido ressaltar que além de todo o seu belíssimo trabalho à frente da VOTUPREV, o Senhor ADAUTO MARIOLA também se destaca pelo trabalho social que desenvolve em prol à Santa Casa, e demais entidades. Diante de seu relevante histórico como profissional colaborador com entidades locais, entendemos que o mesmo é digno desta honraria", destacou o autor da homenagem.

Sub-tenente do Exército Giovani Santana:

Por iniciativa da vereadora Jezebel Silva, a Câmara concederá o Título de Cidadão Votuporanguense ao sub-tenente do Exército Brasileiro Giovani Santana - chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-088 de Votuporanga. O homenageado é gaúcho de Santa Maria e está no comando do Tiro de Guerra de Votuporanga há dois anos, possui diversos cursos e exerceu várias funções no Exército Brasileiro. É casado com a senhora Andréia Gonçalves e possui duas filhas Giovana e Kimberlyn. Ingressou no Exército Brasileiro no dia 13 de março de 1995 na Companhia de Comando da 3ª Divisão de Exército - Santa Maria-RS;

Possui curso de Infantaria - Escola de Sargentos das Armas – em Três Corações-MG, Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas EASA, conclusão em 2010. GRADUAÇÃO · Marketing e Propaganda - IBPEX, conclusão em 2010. · Gestão Pública – ESIE, conclusão em 2021. CURSOS DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA. Gestão de Pessoas - VEDUCA Serviços em Tecnologia da Educação LTDA PÓS GRADUAÇÃO MBA em Gestão de Pessoas – Faculdade Dom Alberto, conclusão em 2018. HABILITAÇÃO EM IDIOMAS Espanhol – Habilitado (2-1-3-2). Inglês – Cursando atualmente. Medalha Militar Prata; Auxiliar de Comunicação Social no 50º BIS – Imperatriz-MA; Instrutor do Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva no 7º BIB – Santa Cruz do Sul-RS; Adjunto de Comando no 7º BIB – Santa Cruz do Sul-RS; e Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Votuporanga-SP.

Na Unidade do Tiro de Guerra de Votuporanga desenvolve com muita maestria a instrução aos atiradores, além de desempenhar um papel importante em causas e ajudas sociais do município em apoio ao poder público e, principalmente às valiosas entidades assistenciais da cidade. "É um cidadão que desenvolve sua função com muito zelo e amor às causas sociais e à nossa Pátria. É merecedor desta maior honraria concedida pelo Legislativo votuporanguense", destacou a autora da homenagem - vereador Jezebel.

Delegado da Polícia Federal Rogério Galloro:

De autoria do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade a concessão do Título de Cidadão Votuporanguense ao delegado da Polícia Federal, Drº Rogério Augusto Viana Galloro, de tradicional família da cidade. O Delegado Federal Rogério Galloro é atualmente Assessor Especial da Presidência do Supremo Tribunal Federal. Foi Assessor Especial da Presidência do TSE (2019/2020) e Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (2017) quando presidiu o CONARE e o CONATRAP. Como delegado sênior da Polícia Federal Brasileira, ocupou o posto mais alto da instituição, o cargo de Diretor-Geral, em 2018. Antes disso, foi Diretor Executivo e responsável por diversas áreas, como controle de imigração, prisão de fugitivos, cooperação internacional, controle de segurança privada (presidente da CCASP), comando de operações especiais, aviação tática e operacional, patrulha de fronteira e guarda costeira, e a coordenação do planejamento de inteligência, segurança e operações da Copa do Mundo FIFA 2014 e das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016.

Ingressou na Polícia Federal em 1995, onde ocupou cargos como Adido de Polícia na Embaixada do Brasil em Washington DC 2011/2013, Diretor de Administração e Logística Policial 2009/2011, Superintendente Regional no Estado de Goiás 2007/2009, Delegado Regional Executivo da Superintendência Regional do Estado de Pernambuco 2007, Chefe da Divisão de Passaportes 2002/2007, Chefe do Grupo de Inteligência Policial - Estado de São Paulo 2000/2002, Chefe do Grupo de Combate às Drogas - Estado de São Paulo 1998/2000. Ao longo de sua carreira, ele também foi Instrutor da Academia Nacional da Polícia (Imigração) e desenvolveu habilidades em relações internacionais, controle de adoção internacional de crianças, documentos falsificados, combate ao tráfico de pessoas, segurança transnacional do MERCOSUL, gestão de crises no transporte aéreo, repressão às drogas, fronteira controle na América do Sul e lavagem de dinheiro.

Galloro também foi representante da Polícia Federal do Brasil na ICAO - Organização de Aviação Civil Internacional, e coordenou o projeto brasileiro MRTD (documento de viagem legível por máquina). Foi Presidente da APALA - Grupo Latino-Americano de Adidos de Polícia nos EUA durante 2012/2013. Foi eleito Secretário Executivo da AMERIPOL em 2018. Publicou o ensaio “Ir e vir no mundo globalizado - o passaporte como instrumento de garantia e constrangimento dos direitos dos cidadãos: um estudo histórico sobre o passaporte brasileiro”. É autor do artigo Polícia Judicial não é Polícia Judiciária, publicado na Revista Eletrônica do CNJ de dez/21.

Galloro é mestrando em Direito pela UNICEUB, possui Especialização em Relações Internacionais pela UnB, MBA em Gestão de Políticas de Segurança Pública pela FGV e Bacharelado em Direito pela UNIRP, além de inscrição na OAB/SP (122.847). Ele é ex-aluno da Harvard Kennedy School em Segurança Nacional e Internacional.

Representou o Brasil em mais de 35 países e em organizações como a ONU, OEA, EUROPOL, AMERIPOL, IATA, IBERPOL, IACP, Em setembro de 2017, na Assembleia Geral da INTERPOL em Pequim, foi eleito membro do Comitê Executivo como Delegado para as Américas para o período 2017/2021. "Possui uma extensa lista de trabalhos em prol à nação Brasileira e é um filho de nossa terra, sendo agora merecidamente reconhecido por esta Câmara Municipal, através de nossa iniciativa", destacou o vereador autor da homenagem, Meidão.

Capitão André Navarrete:

Por iniciativa do presidente da Câmara de Votuporanga, Serginho da Farmácia, o capitão da Polícia Militar André Renato Ferreira Navarrete receberá o Título de Cidadão Votuporanguense. Natural de Varginha – MG, é filho de Pedro Antônio Navarrete Filho e Ida Maria Ferreira Navarrete, casado com a senhora Fernanda Salloume Sampaio Bonafé, com quem tem uma linda filha. Ingressou na Polícia Militar em fevereiro de 2003, sendo formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 2006, chegando ao posto de aspirante em 2006, de 2° Tenente em 2007, de 1° Tenente em 2010 e ao posto de Capitão por merecimento em 2019, possuindo os seguintes cursos na Instituição: Curso de Força Tática, Tiro Defensivo Método Giraldi, e Policiamento em Eventos e Inteligência Policial. O Capitão Navarrete possui Láurea de Mérito pessoal em seu grau máximo. Foi classificado no 28BPM/M, Batalhão sediado na Zona Leste da cidade de São Paulo tendo como principais áreas a Cidade Tiradentes, Guaianazes e Parque do Carmo, logo ao final do primeiro ano assumiu o comando do 1º Pelotão de Força Tática permanecendo até o final de 2009. Teve como principais ocorrências nesse período a prisão de dois indivíduos que transportavam 200 kg de maconha em uma van, a prisão de 20 indivíduos suspeitos de serem integrantes de uma facção criminosa que praticavam um tribunal do crime sendo apreendidas armas e drogas e a libertação de um refém, esta ocorrência foi destaque do estado de São Paulo; prisão de dois indivíduos que metralharam uma viatura policial sendo apreendidas uma submetralhadora e duas pistolas.

No final de 2009 foi transferido para o 52BPM/I, Batalhão que na época era sediado em São José do Rio Preto - SP, depois passou para a cidade de Mirassol - SP, onde permaneceu até início de 2019, exercendo suas funções na área de inteligência policial, comandou e coordenou diretamente ações que resultaram em cerca de 7,5 toneladas de drogas apreendidas e cerca de 890 pessoas presas participando de inúmeras ocorrências de destaque na área do CPI-5 como a apreensão de cerca de 900Kg de cocaína, um fuzil Cal .50 com 50 cartuchos além de a prisão de cinco indivíduos e apreensão de 1.214Kg de maconha.

No início de 2019 assumiu o comando da 3ª CIA do 16º BPM/I em Votuporanga- SP permanecendo até o início de 2022. Realizou diversas ações sociais principalmente no período de pandemia, devido à proximidade criada entre o CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança Pública, Prefeitura e Câmara Municipal, que tiveram participação na organização e planejamento de ações e operações policiais, conseguindo reduzir os índices criminais e tendo como destaque o índice de furto sendo o menor no Município nos últimos 19 anos. Ampliou o Programa Vizinhança Solidária, realizando palestras nos bairros juntamente com representantes do CONSEG.

Apoiou e acompanhou palestras realizadas na Câmara Municipal com iniciativa do CONSEG buscando sempre uma aproximação maior da população com as questões de segurança da cidade. Deu início juntamente com o presidente do CONSEG ao projeto de monitoramento por câmeras em Votuporanga, projeto o qual ganhou outros participantes como a Prefeitura, através do secretário de trânsito, bem como o apoio da Câmara Municipal e Associação Comercial de Votuporanga. Também apresentou destaque no setor operacional sendo que em três anos os Policiais Militares de Votuporanga- SP realizaram as maiores apreensões de drogas do Município, apreendendo 96 armas de fogo e prenderam em flagrante 1.052 pessoas. "Diante de seu relevante histórico como profissional e mérito à sua pessoa, entendemos que o mesmo é digno da honraria que estamos apresentando nesta Casa Legislativa", destacou Serginho - autor da homenagem.

Advogado Drº Lucas Nolêto Ferreira:

De autoria do ex-vereador Vilmar Ferreira da Silva, atendendo a solicitação do colega vereador Meidão, a Câmara Municipal de Votuporanga aprovou por unanimidade projeto de Decreto Legislativo ao advogado e servidor público federal Lucas Nolêto Ferreira, é chefe de Gabinete do deputado federal Tiririca e responsável direto pelo envio de emendas parlamentares e recursos que ajudam o município em diversas áreas, principalmente em apoio à Santa Casa de Misericórdia.

O homenageado é Pós Graduando em Direito Tributário e Finanças Públicas – IDP: Cursando, 3º Grau completo no UniCEUB - Curso: Direito, já exerceu funções no Tribunal de Contas da União - TCU, em acompanhamento e elaboração de minutas dos eventos internos e externos, licença-capacitação, concessão de bolsa de idiomas. Atividade realizada também no Serviço Administrativo, responsável pelo acompanhamento patrimonial, financeiro (SIAFI) e pessoal. Neste mesmo setor responsável pela aquisição de materiais para o almoxarifado, no Superior Tribunal de Justiça - Núcleo de Procedimentos Especiais da Presidência (Nupre), análise/admissibilidade dos agravos de instrumento em Recurso Especial, ainda no STF no gabinete do ministro Ricardo Lewandowski.

Na Câmara Federal - função no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar- Auxílio jurídico e organizacional nos processos e reunião do Conselho; assessor do Deputado Federal Delegado Protógenes Queiróz, assessor da deputada federal Keiko Ota e atualmente cefe de Gabinete do deputado federal Tiririca.

O homenageado também trabalhou como Diretor de Divulgação da Comissão/DF do PAED: “PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE DE DIREITO” realizado pela Associação Brasileira de Advogados – ABA- Auxiliar de atividades administrativas do DCE – Diretório Central dos Estudantes do UnicCEUB no ano de 2009; Diretor de Assuntos Acadêmicos do DCE-Diretório Central dos Estudantes do UniCEUB, pleito de 2010. “I SEMANA JURÍDICA DE DIREITO JOÃO HERCULANO”, realizado pelo Diretório Acadêmico de Direito da UniCEUB, nos dias 7 a 11 de agosto de 2006; participação no evento “BRASIL E ESPANHA: INTERCÂMBIO, RELAÇÕES COMERCIAIS”, realizada na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas/UniCEUB, na data de 27 de março de 2006, participação no evento “A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA” realizada na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas/UniCEUB, na data de 25 de abril de 2006.

Publicidade