Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Moradores protestam e tentam salvar bosque de Ilha Solteira

"Venda" de hidrelétrica para chineses deixou local sem dinheiro para manutenção

Publicado em: 14 de maio de 2017 às 10:54

Moradores protestam e tentam salvar bosque de Ilha Solteira
Neste domingo (14), moradores de Ilha Solteira protestarão contra o fechamento do Centro de Conservação da Fauna Silvestre de Ilha Solteira, mais conhecido como zoológico. Usando a hastag #NãoAutorizaIbama, a população está sendo convida a tirar fotos no local e postar em suas redes sociais (faceboock, instagram, twitter, etc...). A organização é dos maiores portais de notícias de Ilha Solteira, www.ilhadenoticias.com e www.hojemais.com.br/ilhasolteira.

Atendendo pedido da CTG, nova controladora da hidrelétrica, e com apoio do Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA, o local pode ser desativado.

A desativação ocorreria, porque a manutenção do CCFS não foi incluída no edital de concessão da usina de Ilha Solteira, em leilão realizado no final de 2015. A CTG, vencedora, comunicou ao IBAMA “as dificuldades administrativas de operar o centro”, tendo em vista “que as instalações pertencem a CESP” (antiga concessionária). E pediu a substituição desse “compromisso”, por um outro que “trouxesse mais ganhos ambientais para a fauna da região”.

Para o IBAMA, o CCFS, criado inicialmente para ser um centro de triagem para receber a fauna resgatada durante as atividades de enchimento das usinas de Ilha Solteira, Três Irmãos e Porto Primavera, nas décadas de 60 e 70, está “descaracterizado de sua função inicial”, “funcionando como um zoológico, que recebe, mantêm e destina animais provenientes resgatados de atropelamento, queimadas ou resgatados pelas ações das Polícia Ambiental e Bombeiros da região”.

O IBAMA, tendo em vista que “o CCFS não é uma medida tão eficiente para mitigar os impactos na fauna, oriundos das operações das usinas de Ilha Solteira e Jupiá”, já acenou positivamente para a proposta da CTG, “pela possibilidade de alguma ganho ambiental expressivo para a região”.

Em troca do fechamento do CCFS, a CTG tocaria três Planos de Ação Nacionais (PANs), voltados para a proteção das Ariranhas, Pagagaios e Herpetofauna.


Protesto - Diante da ameaça de desativação do Centro de Conservação, a população está sendo convidada a ir ao local neste domingo, às 09h00, tirar uma foto e postar em suas redes sociais (facebook, instagram, twitter, etc...), usando a hastag #NãoAutorizaIbama.

A proposta é que a população ajude a manter aberto um dos principais atrativos da cidade e importante centro de conservação da fauna regional.



(Ilhadenoticias)

Publicidade