Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

BOMBEIROS E DEFESA CIVIL REGIONAL FAZE TREINAMENTO

Equipes tiveram treinamento de combate a queimadas com uso de aeronaves

Publicado em: 20 de julho de 2017 às 17:47

BOMBEIROS E DEFESA CIVIL REGIONAL FAZE TREINAMENTO
Profissionais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e brigadistas de toda região participaram nesta quinta-feira, 20, do treinamento de combate a queimadas com uso de aeronaves. A especialização ocorreu no hangar do Aeroclube de Fernandópolis, que contou com representantes de aproximadamente 25 cidades.

O curso visa adequar e instruir os profissionais na realização do acionamento, operação conjunta e registro de atividades necessárias a utilização dessa técnica de combate a incêndios em coberturas vegetais (área rural e florestas).

A operação foi realizada pela Defesa Civil Estadual em parceria com o Corpo de Bombeiros, sendo comandada pelo Major Comandante do 13º GB da cidade de São José do Rio Preto, Rodrigo Thadeu de Araújo, com apoio do Capitão Sandro Yukio Kubo, SubCmt do 13º GB de Fernandópolis.

PROGRAMAÇÃO

Durante toda manhã de capacitação foram realizadas instruções teóricas, onde os militares e técnicos receberam conhecimentos atualizados da dinâmica de emprego das aeronaves nas operações de combate ao fogo, instruções referentes a logística das operações aéreas, noções básicas de segurança de voo e segurança nas operações e prevenção de acidentes, bem como os meios corretos de como cada profissional pode colaborar em casos de combate a incêndio nas áreas verdes.

Já no período da tarde, a equipe participou de três simulações com as aeronaves que utilizam água e produtos químicos para o combate a incêndio, visando a capacitação dos órgãos envolvidos na resposta emergencial. O prefeito André Pessuto marcou presença no evento, acompanhando de perto as simulações.

“Ações como essas são de grande importância. Somente na semana passada tivemos duas chamadas de incêndio em áreas de preservação ambiental, mas graças a boa ação dos brigadistas o fogo foi rapidamente controlado. A população deve ficar atenta, principalmente neste período de estiagem, pós um simples ato de irresponsabilidade pode causar grandes desastres ambientais”, comentou o coordenador da Defesa Civil de Fernandópolis, Edmar de Oliveira.

Publicidade