Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

TREM ATINGE CAMINHÃO DE COMBUSTÍVEIS PERTO DE MERIDIANO

Acidentem provocou vazamento de cerca de 5 mil litros de etanol

Publicado em: 07 de abril de 2018 às 19:14

TREM ATINGE CAMINHÃO DE COMBUSTÍVEIS PERTO DE MERIDIANO
Cerca de 5 mil litros de etanol vazou do caminhão-tanque que tombou na noite de ontem (6) depois de ter sido atingido e arrastado por um trem carregado de soja em um cruzamento com a linha férrea perto de Meridiano.

O acidente aconteceu no trecho entre Meridiano e Valentim Gentil. O motorista Edivaldo Bastos Oliveira passa bem, informou a usina responsável pela carga.

Segundo o Corpo de Bombeiros, depois de mais de 10 horas do acidente ainda tinha combustível vazando do tanque que rasgou com o impacto da batida. Para evitar uma explosão, uma equipe faz trabalho de rescaldo.

A cada 30 minutos o grupo utiliza água para fazer o resfriamento do veículo e também do solo. O sargento Jeferson Gomes explicou que os bombeiros estão esperando a transportadora para realizar o transbordo do caminhão que continua tombado às margens da linha férrea.

Além do etanol, pelo menos 100 litros de óleo diesel também vazaram. De acordo com engenheiro da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Rubio Flora, o trabalho a ser feito agora é o de raspagem do solo para retirar o diesel.

A usina onde o caminhão carregou a carga informou que, "por volta das 19hs, o veículo saiu em comboio para seguir viagem quando, ao atravessar a linha férrea, foi colidido quando menos esperava, pois a ferrovia não existe sinalização. Sendo assim o trem trafegava com os faróis apagados e não emitiu sinalização sonora".

A Rumo, empresa responsável pela linha férrea, contesta a declaração de que o trem estaria com o farol apagado ou não tenha emitido o sinal de alerta sonoro.

"A companhia segue todos os padrões de segurança estabelecidos pela ferrovia. O caminhão foi imprudente e estaria parado sobre a passagem em nível. A sinalização é uma responsabilidade do município."

Entenda o caso

Um caminhão-tanque que transportava 40 mil litros de etanol tombou na noite de sexta-feira (6) depois de ter sido atingido e arrastado por um trem carregado de soja em um cruzamento com a linha férrea. O acidente aconteceu no trecho entre Meridiano (SP) e Valentim Gentil (SP).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista do veículo tentou atravessar a via férrea, mas por motivos ainda desconhecidos, não conseguiu. Houve vazamento de combustível.

A concessionária responsável pela via férrea informou que a ferrovia foi liberada por volta de meia-noite e meia deste sábado (7). Também esclareceu que o caminhão estava parado sobre a linha no momento em que o trem se aproximava.

A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente.



(TVTEM/G1)

Publicidade