Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Câmara de Votuporanga homenageia médico João Bosco Oliveira

Ele é chefe da Clínica de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

Publicado em: 13 de maio de 2016 às 18:12

Por iniciativa do vereador Osmair Ferrari ((PP)), o renomado médico cardiologista Dr. João Bosco Pellattiero de Oliveira recebeu da Câmara Municipal de Votuporanga um voto de congratulação pela relevante contribuição para o município.

A homenagem aconteceu na noite desta quinta-feira, no Espaço Unifev Saúde, anexo à Santa Casa de Votuporanga, onde o médico proferiu uma palestra com o temaUrgências Cirúrgicas Cardiovasculares: Abordagem Inicial pelo Clínico”,durante a aula inaugural promovida pela Liga de Cardiologia do Centro Universitário de Votuporanga – Unifev, em parceria com a Santa Casa, Prefeitura e Câmara Municipal.

Em sua justificativa, o vereador Osmair disse que o médico possui um extenso currículo, sendo Chefe da Clínica de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. “Vale ressaltar ainda que o cardiologista está colaborando significadamente para o aprimoramento do curso de medicina da Unifev, que apesar de ter sido instalado é um dos mais qualificados do Estado e possui um rol de estudantes que dignificam a grandeza dessa conquista para nossa cidade”, ressaltou o vereador.

Além disso, Osmair ainda ressaltou o trabalho social que o cardiologista realiza. “Esse renomado médico já realizou diversas cirurgias gratuitas em pacientes, principalmente, em pessoas do nosso município, o que demonstra seu lado social e humano, bem como seu comprometimento com nossa cidade”, disse ele.

Currículo

O especialista em Cirurgia Cardiovascular é de família votuporanguense, sendo sua mãe a Senhora Ondina Pellattiero de Oliveira e seu pai o saudoso munícipe Lino Domingues de Oliveira, um dos grandes idealizadores da chegada da televisão em Votuporanga, através da COMTEVO. Seus irmãos são profissionais de elevada expressão nos campos da medicina, engenharia e educação.

Dr. João Bosco é formado em medicina pela Universidade Federal do Amazonas. Estudou também na Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo; residência médica em Cirurgia Cardiovascular no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia; Doutorado em Cirurgia Cardiotorácica pela USP, além de outras atividades profissionais e didáticas.

Homenagem

O vereador Osmair Ferrari encaminhou um oficio ao Poder executivo para que instale uma placa em homenagem ao munícipe Lino Domingues de Oliveira, em local público estratégico ou junto a Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”. O senhor Lino é pai do médico cardiologista Dr. João Bosco.

Osmair ressaltou em sua justificativa a contribuição do munícipe para o desenvolvimento de Votuporanga. “Ele participou de inúmeras atividades filantrópicas nessa comunidade, sendo inclusive benfeitor do Asilo São Vicente de Paula, da Santa Casa de Votuporanga, contribuindo ainda para a Ordem Religiosa, que solicitava recursos para a construção de um hospital em Votuporanga, como também em tantas outras ações”, justificou ele. O vereador ainda disse que na década de 60, Lino formou uma comissão com Domingos Pignatari e Massato, ao qual, conseguiram instalar uma antena de retransmissão de sinal de TV, dando origem a COMTEVO.

Lino criou os filhos em Votuporanga, lugar que escolheu para ser seu lar. Tomou a cidade como terra natal. Foi em Votuporanga sua última e definitiva morada e aqui viveu até 24 de julho de 1973, data de seu falecimento, porém ainda vive em seu legado prodígio em honestidade, solidariedade e sabedoria aos que com ele conviveram.

Publicidade