Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Campanha contra hepatite na Concha Acústica

Faça teste grátis em campanha dos Rotary Clubs

Publicado em: 11 de junho de 2016 às 10:41

Será neste sábado a campanha Hepatite Zero, promovida pelos quatro Rotary Clubs de Votuporanga – Votuporanga, 8 de Agosto, Novo Milênio e Novas Gerações – em parceria com a Unifev e Secretaria Municipal da Saúde. Os testes serão realizados gratuitamente, para detectar focos de hepatite em Votuporanga.

A coleta acontecerá na Concha Acústica, das 9h às 16h, e o público-alvo é composto por pessoas com idade acima de 40 anos e algumas que, eventualmente, fazem parte de grupos de risco, como usuários de tatuagens e piercing. Trata-se de um trabalho pioneiro na região, em parceria com a ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite). A campanha em Votuporanga será piloto e servirá de base para ser aplicada nas demais cidades que integram o Distrito 4480 do Rotary International, com sede em São José do Rio Preto.

De acordo com os boletins explicativos da ABPH, a hepatite é uma doença que praticamente não apresenta sintomas. Por isso é conhecida como “assassina silenciosa”. Causada por tipos de vírus que provocam uma inflamação no fígado. Estima-se que milhões de pessoas são hoje portadoras desse vírus, sem saber disso. Os dois tipos mais perigosos são: hepatite: B e C.

As hepatites B e C são transmitidas pelo sangue contaminado. A transmissão pode acontecer quando se compartilham utensílios como aparelho de barbear, alicate de unha, agulha e também quando se usa material não esterilizado na colocação de piercing, realização de tatuagem e em procedimentos cirúrgicos. Infelizmente não existe vacina para a hepatite C. Melhor mesmo é se prevenir.



Publicidade