Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Profissionais da Saúde fazem treinamento para Exame do Pezinho

O evento fez parte das ações do programa “Primeiríssima Infância” e foi realizado pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-XV)

Publicado em: 24 de junho de 2016 às 17:25

Profissionais da Saúde fazem treinamento para Exame do Pezinho
Enfermeiros e técnicos de enfermagem dos municípios da região de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul lotaram o auditório da Cidade Universitária da Unifev na manhã desta sexta-feira (24) para uma capacitação sobre o Teste do Pezinho.

O evento fez parte das ações do programa “Primeiríssima Infância” e foi realizado pelo Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto (DRS-XV) em parceria com a Secretaria de Saúde de Votuporanga. A palestra foi ministrada pela enfermeira Gabriela Ribeiro Almeida da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo. A Organização é reconhecida pelo Ministério da Saúde como um centro de referência, com um dos mais conceituados laboratórios de pesquisa e triagem neonatal, realizando exames e diagnósticos.

De acordo com a enfermeira, o objetivo do treinamento foi capacitar os profissionais de saúde e conscientizá-los sobre a importância do teste, reduzindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento para as doenças, tais como, a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita que já fazem parte da triagem neonatal. Além do que se detecta no teste básico, inclui mais quatro diagnósticos: deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita.

Exame

O teste do pezinho é um exame gratuito, obrigatório e de prevenção. Gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido são coletadas com a função de impedir o desenvolvimento de doenças. A técnica em enfermagem, Leila Simonato, é a responsável pelos exames do pezinho em Votuporanga e explica que o teste deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê. A coleta é feita nas unidades de saúde e as amostras devem ser enviadas o quanto antes para o laboratório da Apae. “O diagnóstico desse exame deve ser concluído o quanto antes, a fim de se evitar algumas complicações, que se não diagnosticadas e tratadas precocemente, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos ao desenvolvimento normal das crianças afetadas”.

Direito

Desde 1976, toda a criança nascida em território brasileiro tem direito ao teste do pezinho básico, totalmente gratuito. Esses exames são realizados em laboratórios oficiais e credenciados pelo Ministério da Saúde e as coletas de sangue são realizadas em hospitais ou unidades de saúde do município.

Apae São Paulo

A Apae de São Paulo foi pioneira, há 36 anos, pela introdução no Brasil da realização do Teste do Pezinho, lutando posteriormente por sua obrigatoriedade em todo o território nacional. O Programa Nacional de Triagem Neonatal tornou-se obrigatório a partir de 6 de junho de 2001, com a portaria GM/MS n.º 822.



Publicidade