Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Agentes de saúde de Votuporanga recebem tablets para controle de dados

Equipamentos vão agilizar o atendimento e ter mais oportunidade de contato com os moradores

Publicado em: 06 de setembro de 2016 às 18:46

Agentes de saúde de Votuporanga recebem tablets para controle de dados
Desde o início desta administração diversos sistemas foram modernizados por meio da informatização. A tecnologia já está em todas as salas de aula, nos processos de abertura de empresas, de emissão de certidões e agora, também, no atendimento dos agentes de saúde. A partir de agora, profissionais da área utilizarão tablets para coleta de dados durante visitas domiciliares, e, com isso, poderão agilizar o atendimento e ter mais oportunidade de contato com os moradores.

A conquista se deu por meio de emenda parlamentar onde foram adquiridos 200 tablets, com investimento de cerca de R$ 180 mil. Além dos benefícios à população que utiliza os serviços de saúde, a informatização da rede também irá impactar em melhorias nos processos de trabalho, uma vez que a alimentação das informações nos sistemas de saúde municipais, estaduais e federais passarão a acontecer por meio eletrônico diminuindo e, em alguns casos extinguindo, a utilização de fichas de papel.

Os agentes de saúde são responsáveis pelo trabalho de combate à doenças endêmicas como, por exemplo, dengue, leishmaniose, raiva, e várias outras. Eles fazem a cobertura de todo município por meio das vistorias de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, bem como orientações dos moradores quanto ao controle destas doenças.

O prefeito Junior Marão detalhou as melhorias na área. “Quando começamos, eram em torno de 60 agentes. Focamos na prevenção e não apenas na doença. Para este objetivo, triplicamos o número de equipes de Saúde da Família. Antes eram seis, hoje são 18. Em oito anos, triplicamos também a quantidade de agentes que realizam a cobertura do município”, afirmou.

Os investimentos também foram nas estruturas. “Construímos tudo novo, com exceção das unidades dos bairros Parque das Nações e Paineiras, que estão em fase de obras e no ano que vem serão entregues. Também teremos a do Carobeiras, que já abrimos licitação”, emendou.

Marão contou que o processo de informatização da secretaria teve início há três anos. “Sempre buscamos a integração dos processos, valorizando o trabalho de vocês, pois reconhecemos como fundamental a atuação dos agentes. Uma reivindicação era o pagamento de insalubridade, conquista que ocorreu em 2011. Também instituímos um novo piso para os profissionais, seguindo o governo federal”, disse.

“A entrega de tablets representa mais eficiência, segurança nas informações. Somos pioneiros na região e uma das poucas cidades do Brasil com esta tecnologia”, complementou.

A secretária de Saúde, Fabiana Parma, destacou a luta na prevenção e promoção de saúde para a população. “Batalhamos para a contratação de mais profissionais. Com esta ferramenta, vocês irão produzir mais e melhor, acabando o retrabalho de colher informações nas casas, voltar para as unidades de saúde e passar os dados para o sistema. O equipamento facilita a atuação dos agentes”, disse.

Por sua vez, o vereador Eliezer Casali – representando a Câmara – enfatizou que a gestão do prefeito Junior Marão investe na população. “A administração municipal dá valor nas pessoas. Em tempo de crise, os investimentos chegam a 25, 30% em saúde, graças à boa gerência de recursos. Junior e Fabiana marcaram uma época, deram um salto de qualidade”, afirmou.

Publicidade