Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Campanha do Dia Nacional de Doação de Órgãos

Santa Casa já fez 193 captação de córneas e 1 captação de múltiplos órgãos, sendo rins e fígados.

Publicado em: 26 de setembro de 2016 às 19:52

Campanha do Dia Nacional de Doação de Órgãos
Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, lembrado no dia 27 de setembro, foi realizada uma mobilização na rua Amazonas, voltada para a conscientização da população sobre como funciona o processo de doação de órgãos.
A Santa Casa de Votuporanga, possui uma Comissão Intra Hospitalar de Transplante, CIHT, que neste ano até o momento, realizou 48 captações de córneas. Desde que o Hospital começou a desenvolver esse serviço, em fevereiro de 2012, foram realizadas 193 captação de córneas e 1 captação de múltiplos órgãos, sendo rins e fígados.
Ainda existe muita falta de conhecimento por parte da população sobre o processo de doação de órgãos, por isso a necessidade de divulgação do tema. A legislação brasileira estabelece que todos são doadores de órgãos desde que, após a morte, um familiar, que pode ser de até segundo grau, autorize por escrito. Portanto, não basta a pessoa ter o desejo de doar, a família também precisa ter conhecimento, para que o processo possa ser feito.

Antonio Reis, tem 54 anos, e há quase dois anos fez transplante de rim. “Doar um órgão é dar uma chance de sobrevivência para outra pessoa, não tenho palavras para agradecer por essa atitude. Hoje tenho mais liberdade, posso viajar, não fico preso a uma máquina e isso só é possível, porque alguém se importou em salvar uma outra vida”.
“A doação de órgãos é um ato de caridade e amor ao próximo. A conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos é vital para melhorar a realidade dos transplantes no País”, comenta Kelly Roberta Trindade Almeida, enfermeira da Comissão Intra Hospitalar de Transplante.
O provedor Luiz Fernando Góes Liévana, comenta. “A Santa Casa, está trabalhando ativamente a conscientização para que todas as pessoas conheçam como funciona esse processo de doação e compreendam o quanto é importante essa atitude para salvar vidas”.
A Santa Casa está vinculada ao Hospital de Base de São José do Rio Preto, por meio da equipe da Organização de Procura de Órgãos do Hospital de Base, OPO – SJPR, que promove a ligação com a Rede Nacional de Transplantes.

Publicidade