Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Campanha Fique Sabendo na reta final

A campanha tem o intuito de promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas avaliadas

Publicado em: 30 de novembro de 2016 às 18:31

Nesta quinta-feira (1º) é realizado o Dia D de Combate à Aids em todo país, encerrando a Campanha Fique Sabendo, iniciada no último dia 25. Em Votuporanga, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde promove no último dia uma ação gratuita à população, oferecendo testes rápidos de HIV e sífilis em todas as unidades de saúde e no SAE.

No SAE, a demanda é espontânea, mas nas unidades de saúde é necessário fazer o agendamento. Ainda no dia 1º, a equipe multiprofissional de saúde do Serviço de Atendimento Especializado fará uma campanha na Unifev, disponibilizando testes rápidos para os estudantes e colaboradores da instituição.

De acordo com a coordenadora do Programa DST/ Aids em Votuporanga, Léa Bagnola, desde 1991, o município levanta os dados de HIV/ Aids e explica que o público formado por jovens é o mais afetado. “Temos aproximadamente 650 pessoas vivendo com HIV ou Aids. Em 2015, foram 18 óbitos e, neste ano, 14 registrados por HIV ou Aids. Desde 1994, a doença centrava em mulheres e homens sexualmente ativo, e, há dois anos, o município vive uma epidemia, como em todo Brasil – gays, jovens de 16 a 34 anos que fazem sexo sem proteção” – esclarece.

A campanha tem o intuito de promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico para o início das ações de prevenção, cuidado e tratamento. “Neste ano usaremos o teste de fluido oral para o HIV, ou seja, a coleta da saliva para buscar anticorpos. Se der positivo será confirmado com o exame de sangue, tudo na hora. O teste de Sífilis será feito através da punção de sangue do dedo. O procedimento e resultado saem rapidamente” – esclarece Léa, que acrescenta, “os pacientes diagnosticados com os agravos serão por nós (equipe multiprofissional do SAE) acolhidos e iniciarão o tratamento, que é gratuito”.

Toda população interessada pode e deve fazer o teste rápido. Antes de fazer a avaliação, o paciente deve dirigir-se até a unidade de saúde, para obter informações e horários em que os testes serão realizados. Cada unidade contará com uma programação.

Para ser submetido aos exames é necessário levar documento pessoal e cartão SUS e seguir previamente os seguintes cuidados: não fumar, tomar café, beijar, escovar os dentes e mascar chiclete 30 minutos antes do teste.



Mais informações sobre a Campanha “Fique Sabendo” podem ser obtidas no SAE, pelo telefone: 3405-1584.

Dia Mundial

O dia 1º de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção à Aids, doença transmitida por contato entre o sangue contaminado e o sangue não contaminado.

A sigla AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida, mas sua origem vem do inglês – Acquired immunodefiecience syndrome.

A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de fazer da mesma um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença e amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da mesma.

No Brasil, a data foi estabelecida desde 1988, a fim de alertar a população sobre as formas de transmissão e os avanços pelo país. Normalmente, as pessoas que adquirem o vírus HIV (vírus humano da imunodeficiência) desenvolvem várias doenças, pois o mesmo destrói os glóbulos.

Publicidade