Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga tem 11 casos de zica vírus e 1 de chikungunya

Doenças preocupam e Saúde faz Encontro Municipal de Dengue

Publicado em: 24 de novembro de 2016 às 19:08

Votuporanga tem 11 casos de zica vírus e 1 de chikungunya
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, realizou nesta quarta-feira (23), o Encontro Municipal de Dengue, no Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Proprietários de floriculturas, ferros-velhos, borracharias, Polícia Militar e representantes da Saev Ambiental e Secretarias da Cidade, Educação e Assistência Social acompanharam atentamente as orientações dos profissionais de saúde e a atual situação das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como a dengue, a zika, chikungunya e a febre amarela em Votuporanga.

O diretor do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), Nilton Santiago, explica que o encontro faz parte da Semana “D” de Combate ao Aedes Aegypti, realizada em todo país, até o próximo sábado. O objetivo é sensibilizar os proprietários dos imóveis especiais e coordenadores dos espaços públicos administrativos sobre a necessidade de uma ação de combate contínuo ao vetor. “É fundamental que os responsáveis por prédios públicos, igrejas, escolas e comércio em geral também se comprometam e colaborem no trabalho de combate ao Aedes Aegypti, evitando qualquer tipo de objeto que possa acumular água. Eliminar os criadouros é um dever de todos”.

Além dos cuidados para o controle do Aedes, foram abordados os sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito – dengue, zika, chikungunya e, por último, a febre amarela, que volta a registrar um óbito humano em São José do Rio Preto, além de casos humanos positivos e a morte de sete macacos. A doença é comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus. Em Votuporanga, um caso humano foi notificado pela Vigilância Epidemiológica Municipal como suspeito da doença, mas foi descartado após o resultado do exame sorológico. Para o médico da Vigilância Epidemiológica, Dr. Luciano Figueira é injustificável que ainda hoje há pessoas acometidas por um tipo de doença que pode ser prevenida através da vacina, oferecida gratuitamente pela rede pública de saúde. “O poder público faz o seu papel e espera-se o comprometimento da população. Pedimos as pessoas, a população de Votuporanga, que atualizem a carteira de vacinação na unidade de saúde e, se necessário, tomem a vacina contra a febre amarela. Infelizmente, esta doença volta a ser realidade em nossa região” – alerta o médico.

Em 2016, Votuporanga registrou 761 casos positivos de dengue; 11 pessoas foram acometidas pelo zika vírus e um caso positivo de chikungunya.

As unidades de saúde do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.Caso o morador encontre algum macaco aparentemente adoentado, morto, ou já em estado de decomposição, não manter qualquer tipo de contato com o animal e ligar imediatamente para a Vigilância Ambiental – 0800 770 9786.

Publicidade