Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga intensifica trabalho de prevenção ao câncer de mama

Para o dia 18 de março, será promovido o Dia D da Saúde da Mulhe

Publicado em: 16 de fevereiro de 2017 às 19:10

Votuporanga intensifica trabalho de prevenção ao câncer de mama
A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, tem desenvolvido um trabalho especial voltado à prevenção do câncer em mulheres. As unidades de saúde intensificaram o agendamento de pacientes para serem submetidas à mamografia e ao exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau).

Para o dia 18 de março, será promovido o Dia D da Saúde da Mulher. As ações são alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.Mulheres com indicação médica para a mamografia e mulheres inseridas no Programa Mulheres de Peito, na faixa de idade de 50 a 69 anos, podem agendar gratuitamente estes exames nas respectivas unidades de saúde, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. É preciso apresentar cartão SUS, CPF e RG.

Em Votuporanga, no ano de 2014, o município registrou dez óbitos por câncer de mama; no ano seguinte seis mulheres morreram vítimas da doença e em 2016 este número caiu para 4. “Ano a ano o número de mortes por câncer de mama vem diminuindo em razão da sensibilização diante do câncer de mama, uma doença temida pelas mulheres por causa da alta incidência e dos efeitos psicológicos”, explica a enfermeira responsável pelos Programas de Saúde da Mulher da Secretaria da Saúde do município, Karen Silva.

Dia D da Saúde da Mulher

No dia 18 de março, será promovido Dia D da Saúde da Mulher. Todas as unidades de saúde já programam as atividades desta data, dentre elas, solicitações de mamografia, exames clínicos das mamas e coletas de papanicolau.

Câncer de Colo de Útero

O câncer do colo do útero é uma doença que se desenvolve de forma lenta, embora, as alterações nas células que desencadeiam o câncer podem ser descobertas por meio do exame preventivo (papanicolau). A principal causa é a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV), com alguns subtipos de risco e relacionados a tumores malignos.

Para a enfermeira responsável pelos Programas de Saúde da Mulher da Secretaria da Saúde do município, Karen Silva, o câncer de colo de útero tem cura quando diagnosticado precocemente. “Por meio do diagnóstico precoce e o tratamento adequado as chances de cura chegam a praticamente 100%”, explica. Todas as mulheres entre 25 e 64 anos que tiveram ou estão sexualmente ativas devem ser submetidas ao papanicolau.

Desde 2014, como método preventivo, meninas de nove a 14 anos de idade passaram a ser vacinadas contra o HPV na rede pública de saúde. Dois anos depois, o Ministério da Saúde incluiu os meninos de 12 e 13 anos no calendário de rotina. O governo federal espera proteger e prevenir as meninas contra o câncer de colo do útero e os meninos contra os cânceres de ânus, pênis e gargantas. Em Votuporanga, todas as unidades de saúde possuem oferta desta vacina para serem administradas conforme o novo calendário vacinal de rotina.

Câncer de Mama

O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia mais frequente no mundo, responsável por mais de 20% de novos casos por ano. A doença é hoje o principal causador de mortes de mulheres brasileiras. Dados da Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer, mostram que entre 2008 e 2012 o número de óbitos por câncer de mama cresceu 14%.

O exame das mamas pela própria mulher não é recomendado como estratégia isolada de detecção precoce do câncer de mama. “O exame físico das mamas, realizado pelo médico ou enfermeiro qualificado, e a mamografia é a combinação mais adequada e eficaz para a detecção precoce do câncer de mama”, recomenda a enfermeira.



Publicidade