Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Banco de Leite humano de Votuporanga precisa de doadoras

Apenas cinco mães estão cadastradas para atender aos bebês internados atualmente na Santa Casa

Publicado em: 15 de março de 2017 às 17:15

Banco de Leite humano de Votuporanga precisa de doadoras
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votuporanga faz um chamamento para mulheres que possam contribuir com o Banco de Leite da cidade. Atualmente, o estoque é baixo e conta apenas com cinco doadoras cadastradas para atender aos recém-nascidos que estão na UTI da Santa Casa de Votuporanga e dependem dessa fonte de alimento para sobreviver.

“O estoque baixo de leite materno no Banco de Leite interfere diretamente no processo de recuperação dos bebês, na maioria prematuros, internados na UTI neonatal da Santa Casa de Votuporanga. Esta situação é recorrente, não só em Votuporanga, mas em todo país”, afirma a enfermeira do Banco de Leite, Danúbia Franco.

Para tanto, a equipe de profissionais de saúde do Banco empenha-se em simplificar o processo de doação do leite materno, por meio de orientações personalizadas para cada uma dessas mães que desejam fazer a doação e o recolhimento das coletas realizado em domicílio. Os grupos de aleitamento materno são oferecidos gratuitamente nas unidades de saúde de Votuporanga com a finalidade de orientar as mães sobre a amamentação e a doação de leite.

Na última semana, o lactário da Santa Casa solicitou ao Banco de Leite 4 litros de leite para atender à demanda dos bebês da neonatal, entretanto, só foi possível fornecer 2,4 litros, quantidade disponível em estoque, é o que explica a enfermeira do Banco de Leite, Danúbia Franco. “As diversas campanhas de conscientização direcionada às mamães com pedidos de doações, por vezes, não são suficientes para sensibilizá-las. É grande a dificuldade em motivá-las a contribuir com o ato. Por essa razão, fazemos um chamamento para que essas mulheres informem-se, conheçam os benefícios da doação e a real necessidade desta atitude”.

O leite materno é a alimentação ideal para todas as crianças. Por sua composição de nutrientes é considerado um alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros dois anos de vida. É um alimento de fácil e rápida digestão, completamente assimilado pelo organismo infantil. “Todas as mães que possuem excedente de produção de leite e se dispõem a doar para ajudar a salvar uma vida. É importante ressaltar que a retirada do leite materno para a doação não interfere na produção. Pelo contrário, quanto mais o bebê mama, maior será a quantidade de leite produzido pelo organismo da mãe”, esclarece a enfermeira.

Como doar

As mulheres que queiram iniciar este processo de doação ou mesmo ser orientadas ou tirar dúvidas com profissionais e técnicos da saúde podem entrar em contato pelo (17) 3405-9787 ou dirigir-se ao setor, localizado em prédio anexo à Policlínica “Dr. Alberto Pesciotto”, na rua Santa Catarina nº 3890 - Patrimônio Velho.

Publicidade