Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Santa Casa de Votuporanga faz alerta sobre doenças renais

Hospital faz tratamento renal para 17 municípios da região e o serviço atende 220 pacientes

Publicado em: 08 de março de 2017 às 19:59

 Santa Casa de Votuporanga faz alerta sobre doenças renais
A Santa Casa de Votuporanga é referência em terapia renal substitutiva para 17 municípios da região e o serviço atende 220 pacientes com insuficiência renal crônica, em três turnos. São 196 pacientes em hemodiálise, que fazem 3 sessões por semana, por até 4 horas e 33 em diálise peritoneal. É por esse motivo que, o Hospital e a Associação dos Pacientes Renais de Votuporanga (APREVO), ressaltam a importância da prevenção das doenças renais.
Exatamente, com esse mesmo propósito, a Sociedade Brasileira de Nefrologia, comemora hoje, dia 09 de março, o Dia Mundial do Rim, apresentando como tema “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”.

“Os rins são órgãos vitais e realizar os exames de prevenção é prático e essencial. É necessário identificar a pressão arterial, controlar o açúcar no sangue, fazer atividade física, conferir o peso e a dieta, beber água, não fumar e não usar remédios sem orientação médica. Se possuir um dos fatores de risco, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, histórico de doenças renais na família e doenças cardiovasculares é necessário procurar um médico”, explica a médica nefrologista, responsável pela Diálise, Dra. Aparecida Paula Visoná.

Na região de Votuporanga, os pacientes com insuficiência renal que necessitam de tratamento dialítico podem contar com a qualidade do serviço da Unidade de Diálise da Santa Casa de Votuporanga, por meio de atendimento médico, suporte assistencial, além de orientação nutricional e acompanhamento psicológico.

“Entendemos a importância da prevenção das doenças renais. Os rins são órgãos que precisam de atenção e cuidados necessários para funcionar bem. Para aqueles que estão em tratamento, o setor de Diálise do Hospital dispõe de uma completa estrutura física e excelentes profissionais ”. Comenta o provedor, Luiz Fernando Góes Liévana.

O setor conta com equipe multidisciplinar especializada que é composta por, médicos nefrologistas, enfermagem, psicóloga, assistente administrativa, recepcionistas, nutrição e higiene/conservação. Os profissionais médicos são, Dra. Aparecida Paula Gondim Visona, Dra. Neide Oyama Tócio, Dra. Regina Silvia Chaves Lima, Dr. Arthur Eduardo Rodrigues Sanches e Drª Natalia Acquaroni Gondim.

A unidade é uma das maiores dentro do Hospital, funciona de segunda a sábado, em três turnos, divididos nos seguintes horários: das 6 às 11h; das 11 às 16h e das 16 às 22h. Durante as sessões, todos os pacientes recebem um lanche composto por café, leite, chá ou suco, pão com manteiga, bolo ou torrada. Mensalmente, o Hospital oferece aproximadamente 2800 lanches para os pacientes do setor.

Publicidade