Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga faz " Dia D" com ações voltadas ao público feminino

Terão prioridade no agendamento dos exames de mamografia as mulheres com indicação médica

Publicado em: 16 de março de 2017 às 19:21

Votuporanga faz
A Prefeitura de Votuporanga realiza neste sábado (18/3), diversas ações gratuitas voltadas à saúde da mulher. Todos os Consultórios Municipais estarão abertos das 8h às 16h para a coleta de papanicolau, exame clínico das mamas, orientações sobre o autoexame e solicitação de mamografia. Para participar desse dia especial é necessário que a mulher esteja com documento de identificação, cartão SUS e o cartão da Unidade.

Terão prioridade no agendamento dos exames de mamografia as mulheres com indicação médica e que estão inseridas no Programa Mulheres de Peito, na faixa de idade de 50 a 69 anos. No caso de exames para a coleta de papanicolau, o procedimento é recomendado para todas as mulheres sexualmente ativas, independentemente da idade. As ações serão realizadas por profissionais da área da saúde capacitados para acolher as pacientes.

Em Votuporanga, no ano de 2014, o município registrou dez óbitos por câncer de mama; no ano seguinte, seis mulheres morreram vítimas da doença e em 2016 este número caiu para 4. “Ano a ano o número de mortes por câncer de mama vem diminuindo em razão da sensibilização diante do câncer de mama, uma doença temida pelas mulheres por causa da alta incidência e dos efeitos psicológicos”, explica a enfermeira responsável pelos Programas de Saúde da Mulher da Secretaria da Saúde do município, Karen Silva.

O câncer do colo do útero é uma doença que se desenvolve de forma lenta, embora, as alterações nas células que desencadeiam o câncer podem ser descobertas por meio do exame preventivo (papanicolau). A principal causa é a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV), com alguns subtipos de risco e relacionados a tumores malignos.

O segundo tipo de neoplasia mais frequente no mundo, responsável por mais de 20% de novos casos por ano é o câncer de mama. A doença é hoje o principal causador de mortes de mulheres brasileiras. Dados da Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer, mostram que entre 2008 e 2012 o número de óbitos por câncer de mama cresceu 14%.

Informações sobre esta ação podem ser obtidas nas unidades de saúde de Votuporanga.

Publicidade