Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

EX-ALUNO DE VOTUPORANGA É PESQUISADOR

Simonetti ingressou na residência em enfermagem cardiovascular do IDPC, de onde saltou para o mestrado

Publicado em: 11 de maio de 2017 às 19:19

EX-ALUNO DE VOTUPORANGA É PESQUISADOR
O egresso da UNIFEVSérgio Henrique Simonetti, 42 anos,enfermeiro pesquisador no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), em São Paulo,tornou-se, praticamente, um ícone para os profissionais da área, em razão das inúmeras conquistas obtidas desde a sua formação pelo Centro Universitário de Votuporanga, há quase 13 anos.

Neste 12 de maio, data em que se comemora o Dia do Enfermeiro, o ex-aluno é considerado um verdadeirocasede sucesso entre os colegas, servindo de inspiração e exemplo aos já formados e àqueles que ainda estão aprendendo “a arte de cuidar”.

Após a graduação, Simonetti ingressou na residência em enfermagem cardiovascular do IDPC, de onde saltou para o mestrado e, depois, o doutorado pelo mesmo Instituto e a Universidade de São Paulo (USP). Hoje, ele cursa pós-doutorado pela mesma instituição e atua como enfermeiro pesquisador da assessoria de pesquisa em enfermagem do IDPC, reconhecido como um dos mais prestigiados institutos especializados na área cardiovascular do País e do exterior.

“Divido meus estudos com o ensino, pois leciono em cursos de especialização e mestrado de conceituadas universidades de São Paulo. Tudo o que faço é com muita dedicação e comprometimento. Do mais, busco ter uma vida descontraída e feliz ao lado dos familiares e amigos”, afirmou.

Segundo o pesquisador, a UNIFEVlhe permitiu desenvolver um conhecimento prévio e aperfeiçoamento clínico alicerçado na ciência e atualização contínua. “Gostaria de dizer que, desde o início de minha formação, envolvi-me com pesquisas e divulgações científicas em congressos de Enfermagem, o que foi um estímulo e motivação para dar continuidade à minha trajetória como enfermeiro do ensino e da pesquisa”.

Ainda de acordo com o ex-aluno, a Instituição, por meio de professores qualificados e muito competentes, soube direcionar o que era essencial para o seu processo de ensino-aprendizagem. “Foi durante a graduação que adquiri o domínio ético de me posicionar diante das adversidades do dia a dia do enfermeiro, desenvolvendo a competência clínica de avaliar e intervir nas variadas facetas da profissão; o cuidado ao paciente; a promoção, prevenção e reabilitação da saúde; e a atenção primária à assistência considerada de maior complexidade, agindo com mais autonomia e segurança”, explicou.

O curso

O curso de Enfermagem da UNIFEV forma profissionais aptos a desenvolver uma gestão de qualidade de vida em diferentes tipos de serviços, que visam à proteção, promoção e recuperação da saúde. A Instituição oferece uma ótima infraestrutura para que os universitários tenham a oportunidade de desenvolver as habilidades exigidas pela profissão, em cenários reais, desde o início da graduação.

Conforme a coordenadora, Profa. Ma. Rosana Aparecida Benetoli Duran, os alunos vivenciam a prática da profissão em laboratórios próprios, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em centros especializados, como a Santa Casa de Votuporanga. “Capacitamos o profissional para atuar na assistência direta, na gestão, na pesquisa, na educação e em auditorias. Isso mostra que o mercado está em plena expansão, abrindo inúmeras possibilidades aos enfermeiros”.



Publicidade