Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

VACINA ANTIGRIPE PARA VOTUPORANGA

As unidades de saúde e policlínica de Votuporanga estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Publicado em: 16 de maio de 2017 às 19:56

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi ampliada em todo estado de São Paulo e está contemplando novos grupos prioritários. Nesta etapa, a Secretaria Municipal da Saúde deve vacinar policiais militares e civis, bombeiros; funcionários do Poupatempo, dos Correios, Defesa Civil e da área da educação – diretores, inspetores, dentre outros.

As unidades de saúde e policlínica de Votuporanga estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h para a vacinação do novo público.A vacina ofertada nesta campanha é trivalente, com proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum). Em 2017, o município registra um caso de H3N2 e não nenhum de H1N1.

A campanha que teve início em meados de abril, num primeiro momento, disponibilizou as doses para profissionais da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), para crianças de 6 meses a 5 anos de idade, professores e pessoas com doenças crônicas. Neste período 11.482 pessoas foram vacinadas, o que corresponde a uma cobertura de 49,6%, do total de 90% da meta a ser atingida. No dia D de intensificação da Campanha realizado no último sábado (13/5) cerca de 1 mil pessoas receberam as doses. A campanha segue até o dia 26 de maio.

Sintomas

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.

Medidas de prevenção

Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal; Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão; Fazer uso do álcool gel; Usar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes; Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal; Procurar assistência médica se surgirem sintomas compatíveis com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

As pessoas que estiverem com a suspeita da doença devem fazer uso da máscara respiratória para interromper o ciclo de transmissão do vírus.





Publicidade