Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Unidade de Sangue de Votuporanga coleta 172 bolsas

Em pouco mais de 30 dias, 225 atendimentos foram realizados no posto de coleta

Publicado em: 09 de junho de 2017 às 17:53

Unidade de Sangue de Votuporanga coleta 172 bolsas
A implantação da unidade de coleta de sangue de Votuporanga sempre foi uma das prioridades da administração do prefeito João Dado. E agora, após um mês de funcionamento, a Prefeitura já comemora os bons resultados do serviço. Em pouco mais de 30 dias, 225 atendimentos foram realizados, totalizando na coleta de 172 bolsas de sangue e o cadastramento de 82 amostras no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Neste período empresas, instituições e parceiros tem firmado compromisso junto à unidade com o intuito de reunir um número cada vez maior de voluntários. Funcionários do Escritório Skala, do Senac Votuporanga, além de homens da polícia militar, bombeiros e bombeiros civis já aderiram à causa.

A Prefeitura de Votuporanga também se mobiliza para sensibilizar seus servidores para o ato de doação de sangue. “Manter os estoques de sangue abastecidos é uma grande responsabilidade. Temos o compromisso de incentivar nossos colaboradores, sobretudo, aqueles que estão aptos a doar, e assim, praticar um ato tão nobre, que é o de salvar vidas”, explica o prefeito.

As doações podem ser feitas às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h, e no primeiro sábado do mês, também das 8h às 11h. Informações e agendamentos devem ser feitos das 7h às 12h e das 13h30 às 17h, no próprio local, anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte, ou pelo telefone 3426-7530, ramal 210.

Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional. Conforme a secretária da Saúde, Márcia Reina, a unidade de Votuporanga funciona por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa de Votuporanga, com capacidade de coletar até 40 bolsas diárias e 60 no funcionamento aos sábados.

Quem pode ser doador

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até três doações ao ano e os homens quatro. Caso esteja tomando algum tipo de medicação, levar o nome do remédio e apresentá-lo na unidade.

Não pode doar

Não é recomendada a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer. Quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco não deve doar.

Recomendações

Antes de doar é importante:

- Dormir bem, pelo menos 6 horas;

- Evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas;

- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

- Não fumar uma hora antes.



Publicidade