Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

NOVAS UNIDADES DE SAÚDE INAUGURADAS EM VOTUPORANGA

UBS e PSF são primeiras obras entregues pelo prefeito João Dado nas comemorações de 80 anos

Publicado em: 29 de julho de 2017 às 11:01

NOVAS UNIDADES DE SAÚDE INAUGURADAS EM VOTUPORANGA
Diversas lideranças políticas, convidados e servidores prestigiaram na noite da última quinta-feira (27/7) a primeira cerimônia de inauguração que contempla o calendário de festividades que comemora os 80 anos do município.
Foi inaugurada pela Prefeitura de Votuporanga a ampliação dos serviços da Unidade Básica de Saúde “Dr. Jonas Pires Correa” com atendimento voltado à saúde da mulher e da criança e da Unidade de Saúde da Família “Josephina Pirotello Pesciotto (Dona Nina)”, na zona norte.
Para o prefeito João Dado, investir em saúde é um compromisso firmado com a população. “Entendo que a saúde é uma área crítica, que precisa de atendimento imediato. Os investimentos neste setor devem ser aplicados com prioridade. Estou feliz por trabalhar pelo povo da nossa terra contando sempre com parceiros importantes, como a Unifev, a Santa Casa, o Carlão Pignatari e Rodrigo Garcia. E é assim que iremos continuar avançando ainda mais e buscando melhorias em saúde para a nossa gente”, comemora o prefeito.
Também presente no evento, Mônica de Carvalho, primeira dama do município e filha de dona Nina - homenageada que dá nome a unidade de saúde, mostrava-se bastante emocionada durante o ato. “Agradeço ao vereador Meidão que sugeriu o nome da minha mãe. Estou extremamente feliz com a presença de vocês e feliz também por unir novamente as duas famílias – o meu pai, o Dr. Alberto Pesciotto (esposo de dona Nina e pai de Mônica) e o Dr. Jonas Pires Corrêa eram sócios do hospital Santa Catarina. Este é um dia de grande emoção para todos nós”, declarou.
Na oportunidade foi entregue ainda uma van Renault Master 0 km adaptada para o transporte de pacientes com necessidades especiais que utilizam os serviços de saúde municipais. O veículo tem capacidade para o transporte de 10 passageiros, sendo dois cadeirantes. O veículo foi adquirido com recursos próprios, no valor de R$ 165 mil.
Participaram da cerimônia o deputado federal Rodrigo Garcia, deputado estadual Carlão Pignatari, a secretária municipal da saúde Márcia Reina, o reitor da Unifev Rogério Matarucco, o presidente da FEV Celso Alves dos Santos e o ex-prefeito Junior Marão.
Parceria
O atendimento à saúde da mulher e da criança terá a parceria da Unifev, oferecerá assistência gratuita e especializada em ginecologia e pediatria à população através de atendimentos referenciados pela Atenção Básica, com serviços médicos e ações voltadas a saúde integral da mulher e da criança, dentre elas exames de colposcopia, vulvoscopia, conização, cauterizações de colo e de condiloma, bem como os atendimentos em ginecologia e obstetrícia.
USF
A nova estrutura da unidade “Josephina Pirotello Pesciotto” compreende dois consultórios, sendo um deles multidisciplinar com adequação para pessoas com necessidades especiais. Além disso, haverá salas de vacinas, de inalação, de procedimentos curativos, soroterapia, de coletas, administração de medicamentos e acolhimento de pacientes. O espaço abrigará ainda o arquivo, administração, copa e cozinha, banheiros, inclusive para portadores de necessidades especiais, área de serviço, sala de desinfecção e lavagem de materiais e uma sala de reuniões para os grupos de educação em saúde e para as equipes comunitários de saúde e de endemias daquela área.
A unidade atuará na Atenção Básica integrada e articulada à rede de serviços públicos de saúde, com foco na atuação à Estratégia Saúde da Família, é o que explica a secretária de saúde, Márcia Reina. “São projetos como este que estão sendo estruturados para a efetividade da melhoria na qualidade na saúde da população. O prefeito João Dado está empenhado em oferecer serviços sejam referência na prevenção e no cuidado dos votuporanguenses”, disse a secretária.
O investimento total da obra é de R$ 379.430,51 e a unidade de saúde está localizada na rua Antônio Galera Lopes nº 2620, bairro Pozzobon. Diversos projetos de educação em saúde serão realizados pela unidade, como os grupos de apoio para diabéticos, hipertensos, gestantes, aleitamento materno, além do atendimento especial no horário do trabalhador. A unidade será responsável por 41,4 mil prontuários.

Publicidade