Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

SAÚDE EMITE CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINA

Alguns países exigem documento de comprovação contra febre amarela

Publicado em: 22 de agosto de 2017 às 11:38

SAÚDE EMITE CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINA
A Prefeitura de Votuporanga começou a oferecer nesta semana um novo serviço que deverá facilitar a vida de quem viaja ao exterior. Por meio da Secretaria da Saúde, o município passa a emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. A exigência do CIVP está prevista no Regulamento Sanitário Internacional.

Alguns países exigem este documento para viajantes provenientes de lugares com risco de transmissão de Febre Amarela. A lista de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela pode ser encontrada no site https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/ sendo necessário fazer o cadastro para ter acesso às informações.

Diante desta obrigatoriedade, o cidadão deverá preencher um cadastro disponível no portal da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e em seguida solicitar o certificado no site da Prefeitura de Votuporanga, que pode ser acessado no site www.votuporanga.sp.gov.br

Paulo de Tarso Pereira e a esposa Miriam de Lourdes são bons exemplos desse planejamento prévio. Prestes a embarcar para a Austrália, e ciente da necessidade do certificado, o casal inaugurou os serviços do CIVP em Votuporanga. “Nos organizamos para retirar o certificado e tirar algumas dúvidas sobre as doses da vacina contra a febre amarela. O atendimento aqui em Votuporanga facilitou bastante”, destacou Paulo.

Agendamento

O atendimento em Votuporanga é realizado por meio de agendamento, por isso, é imprescindível a máxima atenção ao preencher os dados cadastrais, sobretudo e-mail e telefones de contato. O serviço já está em funcionamento junto à Unidade de Saúde “Daniele Cristine Lamana”, na Zona Norte, às segundas-feiras. A unidade está localizada à rua Eduardo Morini Bortolotti nº 1951 - Parque das Nações.

Prazos

A enfermeira responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Danieli Fortilli conta que é necessário que o viajante esteja atento aos prazos de imunização contra a doença, que é de no mínimo 10 dias. “Após a aplicação, a vacina tem um período que varia para atingir a proteção esperada. É importante que as pessoas se planejem para que os cuidados sejam tomados com antecedência”, alerta.



Publicidade