Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

FIQUE SABENDO: Campanha de testes rápidos de Aids/sífilis em Votuporanga

Durante toda a semana as unidades de saúde oferecem os testes gratuitamente

Publicado em: 26 de novembro de 2017 às 11:34

FIQUE SABENDO: Campanha de testes rápidos de Aids/sífilis em Votuporanga
Nesta segunda-feira (27) a Secretaria da Saúde de Votuporanga, inicia a 10ª edição da Campanha Fique Sabendo 2017, que seguirá até o dia 1º de dezembro, conforme calendário do Programa Estadual de IST/Aids. Durante os cinco dias, todas as unidades de saúde e a Coordenação Municipal IST/Aids oferecerão testes rápidos e gratuitos de HIV e sífilis.

As ações, visam atingir até 2020 a meta 90/90/90 do Departamento Nacional de IST/Aids e Hepatites Virais e UNAIDS, que consiste em 90% das pessoas portadores do vírus estarem diagnosticadas e sabendo de seu quadro clínico; 90% dos portadores do vírus estarem em tratamento com antirretrovirais ininterruptamente; e, por fim, 90% dos portadores em tratamento, com carga viral suprimida levando a níveis indetectáveis.

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação Municipal IST/Aids, vem intensificado ações visando a prevenção e o incentivo ao tratamento, possibilitando acesso ao diagnóstico precoce da Aids e Sífilis. No entanto, muitos ainda não conhecem seu status sorológico por não terem a oportunidade de realizar os testes, o que tem colocado a Aids entre as cinco principais causas de morte do Estado, mesmo assim, os números comprovam uma queda de 30% na taxa de incidência de Aids nos últimos 10 anos e uma redução nas taxas de mortalidade de 72% em 20 anos.

Os números da sífilis também são preocupantes. Análises epidemiológicas entre os anos de 2007 e 2015, notificaram 113.004 casos da doença somente no estado de São Paulo, um aumento de 9,7 vezes no número de infectados. Os casos no sexo masculino somam 61,3% destes números.

Teste rápido

Para a realização dos testes rápidos é necessário agendamento prévio. Interessados, devem procurar a Secretaria de Saúde ou as unidades básicas que estarão disponibilizando o atendimento em horários alternativos, e “extramuros” (fora da unidade), facilitando a inclusão de diversas pessoas, inclusive trabalhadores.

A campanha Fique Sabendo “extramuros” será realizada no dia 1º de dezembro, das 18 às 21 horas, no Parque da Cultura em parceria com o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da região leste. Outra ação a ser realizada fora da unidade, serão os atendimentos internos voltados para funcionários da empresa Pacaembu.Mais informações sobre a Campanha Fique Sabendo, podem ser obtidas na Secretária da Saúde pelo telefone 3405-9787.

Dezembro Vermelho

Com o foco na prevenção, promoção e assistência aos direitos das pessoas portadoras do vírus HIV/Aids, o Senado aprovou no último mês de outubro, a Lei Nº. 13.504, instituindo a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.Eventos, ações e mobilizações como iluminação de prédios públicos com luzes na cor vermelha, veiculação de campanhas na mídia, diversas palestras e atividades educativas serão promovidas nacionalmente e com o apoio do poder público, sociedade civil e organismos internacionais.



Publicidade