GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

VACINAÇÃO DE ANIMAIS É PRORROGADA

A Vigilância está localizada na Rua Santa Catarina n.º 3935 - Patrimônio Velho

Publicado em: 28 de novembro de 2017 às 13:16

VACINAÇÃO DE ANIMAIS É PRORROGADA
A Secretaria Municipal da Saúde por meio do Setor de Controle de Endemias (Secez) abre mais uma oportunidade para aqueles proprietários que ainda não puderam levar seus cães e gatos para a vacinação gratuita contra a Raiva realizada em Votuporanga neste mês.A partir desta segunda-feira (27/11) um posto fixo de vacinas segue instalado na Vigilância Ambiental, das 7h30 às 13h, oferecendo as vacinas. A Vigilância está localizada na Rua Santa Catarina n.º 3935 - Patrimônio Velho (próximo à Secretaria Municipal de Saúde) e atende pelo 0800-770-9786. O posto permanecerá no local até o dia 22 de dezembro, de segunda a sexta-feira.Além disso, uma equipe volante percorrerá a zona rural entre os dias 11 e 15 de dezembro para vacinar os animais ainda não vacinados e residentes nas chácaras e sítios dos bairros rurais, tais como o Barreiro, Cruzeiro, Vila Carvalho, entre outros.O balanço parcial apresentado pela pasta aponta para a vacinação de 5.052 animais neste mês, considerando 4.432 cães e 600 gatos. Neste período foram distribuídos 25 pontos pelos bairros para facilitar o atendimento da população canina e felina domiciliada.A campanha visa abranger cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. Os animais não podem estar doentes, com parasitas ou em estado de desnutrição. A vacina é segura, não oferece riscos e tem validade de um ano, ou seja, aqueles que participaram da ação no ano passado devem ser imunizados novamente. A vacina contra a raiva é uma das principais maneiras de controlar a doença.

Recomendações

Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou caixas de transporte específicos. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos.

A raiva

Há mais de 20 anos, a Secretaria da Saúde realiza mensalmente o monitoramento para detecção da raiva. Neste período não houve registro de casos da doença em Votuporanga.

A doença pode infectar qualquer mamífero por meio da saliva ou mordedura, sendo fatal em casos em que não é dada a assistência médica em tempo hábil. Quem entrar em contato com a saliva de animais desconhecidos ou suspeitos deve lavar a região abundantemente com água e sabão e procurar assistência médica.



Publicidade