Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

A LUTA CONTRA O ESCORPIÃO

As pessoas devem permanecer atentas e realizar a busca ativa para evitar o surgimento

Publicado em: 19 de janeiro de 2018 às 18:15

A Prefeitura de Votuporanga realiza, permanentemente, ações para evitar a proliferação dos escorpiões nos bairros da cidade. Independente disso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que o trabalho também depende do apoio da comunidade em dispor das medidas de combate, fazendo a sua parte, a começar pela limpeza do quintal. Neste mês de janeiro, nove acidentes envolvendo escorpiões foram registrados.

As pessoas devem permanecer atentas e realizar a busca ativa para evitar o surgimento de escorpiões, tais como, não acumular matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais) e entulhos (telhas, tijolos, madeiras e restos de construção) nos quintais e terrenos; rebocar os muros; tapar as frestas das portas e os ralos durante a noite; verificar roupas, sapatos, móveis e artigos de cama, mesa e banho antes de utilizá-los. Os agentes comunitários de saúde e de endemias da Secretaria da Saúde realizam permanentemente essas orientações sobre o manejo ambiental durante as visitas de rotina aos moradores.

Notificação

Caso um munícipe encontre algum escorpião na residência ou local de trabalho, fazer contato telefônico também por meio do 0800 770 9786, para efetivar a notificação, mesmo que não ocorra acidentes. Dessa forma, o serviço terá condições de atender a cada um dos casos, por meio de orientações.

Limpeza e roçagem

Nesse sentido, o calendário anual de limpeza e roçagem de praças, canteiros de avenidas, terrenos da Prefeitura e outras áreas verdes públicas já teve início, no último dia 2 de janeiro. Em 2017, 1502 terrenos foram limpos pelas equipes, 46 praças e 26 avenidas também estão no cronograma para a roçagem periódica, realizadas a cada três meses. A pasta é responsável pelo recolhimento de entulhos e galhos por toda a cidade.

Controle de Pragas

O controle de pragas na rede de esgoto é uma ação importante para impedir o aparecimento desses animais. A Saev Ambiental realizou em 2017 a aplicação de veneno em 3,3 mil Poços de Visitação (PVs) para o combate de baratos e ratos, principal fonte de alimentação dos escorpiões. O serviço foi feito em Votuporanga e Simonsen por uma equipe especializada da Superintendência.

Fiscalização

Manter os terrenos limpos o ano todo é dever de cada proprietário, além de ser essencial para conter o avanço da proliferação de animais peçonhentos.Em Votuporanga, a fiscalização para verificação de terrenos sujos ocorre três vezes ao ano: entre março e abril; agosto e setembro; e, por último, entre novembro e dezembro.

A cada etapa, a equipe de fiscalização da Secretaria da Fazenda realiza vistoria em cerca de 12 mil lotes sem edificação existentes na cidade. Além das fiscalizações nestas três etapas, a equipe também efetua notificações pontuais, elaboradas fora do período de fiscalizações, para atendimento das denúncias registradas junto à Ouvidoria Municipal.Manter os terrenos limpos é dever de todos os proprietários conforme consta nas leis 1595, de 10/02/1977, e 3407 de 08/06/2001, do Código de Posturas do Município. Para denúncias de lotes sujos, o telefone da Ouvidoria Municipal é o 0800-7703590.

Picadas

Na hipótese de picada a pessoa deverá lavar o local com água e sabão, sem torniquete, dirigindo-se imediatamente à UPA – 24h (Unidade de Pronto Atendimento) ou ao hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na zona norte.



Publicidade