Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

VOTUPORANGA TEM 10 CASOS DE DENGUE E 1 DE CHIKUNGUNYA

Força-tarefa faz cerco ao mosquito transmissor das doenças

Publicado em: 27 de fevereiro de 2018 às 17:47

VOTUPORANGA TEM 10 CASOS DE DENGUE E 1 DE CHIKUNGUNYA
Representantes do Comitê Municipal de Arboviroses reuniram-se na última sexta-feira (23/2) na Secretaria Municipal de Saúde para discutir o panorama do Aedes Aegytpti e definir as ações de controle para os próximos meses em Votuporanga. Integrantes das Secretarias da Saúde, Cidade, Educação, Assistência Social, Saev Ambiental e Unimed participaram do encontro.

Abrindo os trabalhos, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Fabiana Beneduzzi falou sobre a situação da dengue, febre amarela, zika e da chikungunya em Votuporanga, doenças causadas pelo Aedes Aegypti. Nesses primeiros dois meses de 2018, a dengue acometeu 10 pessoas, sendo dois casos importados; e a chikungunya, 1 caso positivo. Não há registros de febre amarela e zika vírus até o momento no município.

A Vigilância Sanitária também apresentou as ações de prevenção e combate aos criadouros de mosquitos causadores das arboviroses. Em 2017, o órgão atendeu 114 denúncias ligadas a essas questões, 98 visitas a ferros-velhos e 35 autos de infração foram aplicados. Já neste ano, 15 denúncias foram atendidas, 12 visitas a ferros-velhos realizadas e até o momento, oito autos de infração.

Na ocasião, o Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) destacou as ações de educação em saúde que vem sendo realizadas no combate ao Aedes, tais como reuniões com proprietários de imobiliárias e donos de casas de aluguéis, treinamentos para os agentes de endemias e comunitários de saúde, distribuição de panfletos e orientação aos torcedores na Arena “Plínio Marin” nos horários das partidas, palestras para crianças e adolescentes do Dafic e para os alunos da ETEC “Frei Arnaldo Maria de Itaporanga” e realização de mutirões em bairros da cidade.

Durante o encontro, a Secretaria de Obras explanou sobre as roçagens em áreas públicas que seguem sendo atendidas, conforme o aumento da demanda provocada pelo grande volume de chuva registrado neste início de ano. O volume de chuva foi sete vezes maior neste ano que no mesmo período de 2017.

Febre Amarela

Neste ano, dois macacos foram encontrados mortos, sendo o material coletado e encaminhado para análise do IAL (Instituto Adolfo Lutz) que apresentará os laudos, descartando ou não a morte desses primatas por febre amarela. Os animais foram encontrados nos dias 11 de janeiro, na Estrada Piedade e no Portal dos lagos, em 02 de fevereiro. Em 2017, 18 macacos foram encontrados mortos em Votuporanga, embora todos eles, após exames, foram descartados como positivos para a febre amarela.A próxima reunião do Comitê está prevista para o dia 03 de abril.



Publicidade