Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

PAPANICOLAU E MAMOGRAFIA NO SÁBADO

Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga realiza a Campanha gratuita

Publicado em: 19 de março de 2018 às 18:00

Para celebrar o Mês da Mulher, no próximo sábado (24/3), a Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga realiza das 8h às 16h, a Campanha Gratuita de Coleta de Papanicolau e Solicitação de Mamografia, nas unidades de saúde, que neste dia permanecerão abertas para o atendimento do público feminino. Todas as mulheres estão convidadas a participar deste dia especial.

As ações executadas pelos profissionais de saúde das unidades são exclusivamente voltadas ao bem estar e à saúde do público feminino, com a oferta gratuita de exames clínicos das mamas, orientações sobre o autoexame, coletas de papanicolau e solicitações de mamografia. Não é necessário agendamento para a participar, basta que a mulher dirija-se com o documento de identificação, cartão SUS e o cartão da Unidade.O objetivo da campanha é atender às mulheres e incentivá-las a serem submetidas a exames de prevenção que detectam precocemente os cânceres de mama e de colo uterino, algumas das neoplasias que mais acometem mulheres no país.

Números

A coordenadora responsável pelo Programa de Saúde da Mulher, Karen Silva, conta que no ano passado 927 mulheres passaram pelas unidades de saúde de Votuporanga no Dia D. “Naquela ação realizada pelas nossas equipes, das 680 mulheres que fizeram o exame de papanicolau, 72 delas receberam o resultado apresentando alterações e detectando precocemente alguma anomalia. Quanto às mamografias, dos 247 exames feitos, 127 tiveram alterações, representando 51,4% de mamas alteradas, o que reforça a necessidade do diagnóstico precoce”, explica.

Alterações

Quando verificado alterações nos exames de papanicolau ou mamografia o protocolo recomendando pelo Ministério da Saúde é encaminhar imediatamente a paciente para que o caso seja investigado. “Na sequência, após investigação, o acompanhamento da mulher é realizado na própria unidade com o monitoramento do caso”, esclarece a coordenadora.

Exames

Toda mulher que tenha iniciado a atividade sexual deve fazer anualmente o exame de prevenção ao câncer de colo de útero, o papanicolau. Em todo ano de 2017, 5,5 mil mulheres de 25 a 64 anos fizeram o exame em Votuporanga.A orientação para as mulheres solicitarem a mamografia é para aquelas acima de 35 anos, caso tenham histórico da doença na família e as inseridas no Programa Mulheres de Peito, que atendem mulheres nas faixas de idade de 50 a 69 anos, e demais fatores de risco como tabagismo, obesidade e sedentarismo. O programa realizou 2,8 mil exames de mamografia no último ano no município.



Publicidade