Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

ROTARY CLUB RECEBE DA UNIFEV EQUIPAMENTO PRA SALVAR BEBES

Aparelho chamado Baby Log é utilizado para atendimento de recém-nascidos

Publicado em: 19 de abril de 2018 às 13:05

ROTARY CLUB RECEBE DA UNIFEV EQUIPAMENTO PRA SALVAR BEBES
Na reunião ordinária do Rotary Club de Votuporanga, realizada nesta terça-feira (17/4), não faltaram motivos para celebrar a vida. Um dia após o anúncio da doação do Baby Log na comemoração dos 68 anos da Santa Casa de Votuporanga, o contrato de cessão e comodato do equipamento foi assinado envolvendo a Unifev, o Rotary Club de Votuporanga e o Hospital.
Participaram da cerimônia: o provedor Luiz Fernando Góes Liévana; a médica responsável pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, Dra Lara Galvani Greghi; Camila Furlan, coordenadora de fisioterapia; Renata Casado Bortolozo, fisioterapeuta; Camila Botura, supervisora de enfermagem; os ex-governadores do Distrito 4.480 do Rotary Alcir Rubens Monteiro e José Luiz Sanches Vargas; o presidente da Fundação Educacional de Votuporanga, Dr. Celso Luiz Alves dos Santos; reitor da Unifev, o professor Rogério Rocha Matarucco; o vereador e líder de governo, Daniel David; a presidente da Casa da Amizade, Judith de Moraes Dias e o presidente Rotary Club de Votuporanga Aires Fernando Cruz Francelino.
Na reunião, Aires deu as boas-vindas. “Decidimos fazer da nossa reunião ordinária o momento ideal para assinatura do contrato, inclusive dada a importância da conquista de todos os companheiros que participaram do projeto, em especial a primordial do Antonio Carlos Frederico, que como vice-presidente da Unifev levou para a Instituição de ensino o pleito que foi trazido pela Dra Lara. Vale lembrar que o prefeito e também companheiro de Rotary João Dado participou muito e se preocupou com a aquisição deste aparelho, inclusive entendemos as escusas feitas pelo poder público, principalmente diante das limitações para aquisição na época. Apesar de ser um equipamento de ponta, infelizmente ainda não possui licenciamento pelo SUS para aquisição via convênio, o que impedia a compra pela Prefeitura. Entretanto, temos a sorte, o privilégio de termos em nossa cidade uma Instituição como a Unifev, com notória seriedade e responsabilidade social, e se prontificou a ser nossa parceira e que foi essencial neste pleito”, afirmou.
O presidente da Fundação Educacional de Votuporanga explicou como foi a doação. “Chegou para nós uma solicitação da Dra Lara, encabeçada pelo Rotary. O pedido passou pela análise preliminar perante as regras do Tribunal de Contas, pela assessoria jurídica, reitoria, e tinha que estar amarrada a um projeto. Depois de tudo aprovado, acertamos a aquisição e esse aparelho já encontra-se na Unifev. É um orgulho muito grande. A Fundação é uma entidade, não tem dono, são curadores, representantes das diversas entidades que administram a instituição. Por isso, foi possível realizar esse regime de comodato para a Santa Casa. O Hospital é um grande parceiro e o próprio Rotary faz parte do nosso conselho curador. Então nós estamos muito contentes em poder contribuir, beneficiando nossa comunidade”, ressaltou.
O reitor também discursou enfatizando que as instituições de ensino do Brasil estão alicerçadas em 3 pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão. “Através da extensão, a Unifev desenvolve iniciativas para melhorar as condições da sociedade, seja municipal ou regional e, atendendo a um pedido dessa casa de homens de bem, montou um projeto de extensão ao adquirir esse equipamento. Com ele, torna-se possível salvar mais vidas”, disse.
O vereador Daniel David parabenizou os envolvidos pela conquista. “Também em nome da Santa Casa, como funcionário, assim como a Dra Lara, é uma grande alegria poder levar para o Hospital um aparelho que salvará a vida de muitas crianças. Essa é uma conquista que temos só que agradecer e parabenizá-los”, afirmou.
A médica responsável pela UTI Neonatal ressaltou as características do aparelho. “É usado em situações pontuais em que a gente não consegue fazer o resgate dos bebezinhos apenas com uso dos chamados "pulmões na ventilação" convencionais. Então, depois da notícia de que iríamos receber o Baby Log, eu fiquei muito emocionada, já chorei, fiquei alegre, e agora, o meu sentimento e acredito que seja também de toda a equipe, é igual a criança que vai pegar o brinquedo que tanto queria, que estava tanto esperando e que finalmente chegou. Agradeço de coração a Unifev e ao Rotary Club de Votuporanga Além de agradecer, quero fazer o compromisso de que a unidade vai fazer o melhor uso possível deste equipamento”, destacou dra Lara.
O provedor da Santa Casa agradeceu a iniciativa. “Eu tive muitos ensinamentos do Rotary, talvez seja por isso que eu esteja num cargo tão elevado hoje em toda nossa região, um complexo que é a nossa Santa Casa, que atende 53 municípios entre Votuporanga e região, com 70% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). É uma responsabilidade muito grande, estou no quarto mandato, trabalho muito árduo, mas ações como essa nos mostra que estamos no caminho certo. Quero agradecer ao Rotary Club de Votuporanga, a Unifev, sempre parceiros do Hospital. O Rotary já fez várias ações, inclusive da Nota Fiscal Paulista. O Hospital é nosso, é de todos vocês, ao Rotary e a Unifev, meu muito obrigado”, concluiu.
Publicidade