Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

ODONTO MÓVEL CHEGA NA ESCOLA "ANITA LIÉVANA DE CAMARGO"

A unidade móvel já atendeu 540 alunos este ano, com mais de 2,5 mil procedimentos

Publicado em: 21 de maio de 2018 às 19:40

ODONTO MÓVEL CHEGA NA ESCOLA
Além de frequentar a sala de aula, crianças da rede municipal de Votuporanga contam desde 2017 com o atendimento gratuito de dentistas do Odonto Móvel. O veículo tem percorrido diversas escolas da cidade e neste mês chegou ao CEM “Profª Anita Liévana de Camargo”, no Jardim Bom Clima.Desde o lançamento do projeto feito pelo prefeito João Dado no início de 2017, o Odonto Móvel já levou dentistas para tratamento bucal gratuito aos estudantes do CEM “Profª Clary Brandão Bertoncini”; moradores da Vila Carvalho; Cemei “José Modesto Sobrinho”; CEM “Profª Neyde Tonanni Marão”, no Jardim das Palmeiras I; projeto Soldado Mirim, no Centro Social e no CEM “Benedito Israel Duarte”, no bairro Colinas.Neste primeiro quadrimestre de 2018, a unidade móvel permaneceu no CEM Duarte onde atendeu 540 alunos, com 2,5 mil procedimentos odontológicos realizados, como restaurações, limpezas, extrações de dente de leite, aplicações de flúor e orientações.Os atendimentos da unidade são realiados nos horários de funcionamento das escolas e com base em levantamento epidemiológico prévio, conforme as unidades de ensino que apresentarem maiores índices de problemas bucais.O programa busca reduzir o absenteísmo em relação aos agendamentos de crianças nas unidades de saúde, e encaminhadas pelas escolas, devido à dificuldade de serem acompanhadas para atendimento em horário comercial.

Verbas de custeio

Em 2017, o Deputado Federal Paulinho da Força destinou emendas parlamentares da ordem de R$ 1 milhão para custeios do Odonto Móvel. Em recente visita ao prefeito João Dado, o Deputado garantiu que vai continuar colaborando porque acha o Odonto Móvel um dos projetos mais bonitos e bem estruturados do Brasil. “É uma ideia muito boa e que eu admiro muito. Espero que sirva de exemplo para todas as prefeituras do país”, disse.

Estrutura

A unidade móvel possui aparelhos para procedimentos odontológicos, sala de esterilização com autoclave, rampa de acessibilidade para locomoção e tratamento de pessoas com necessidades especiais e geradores capazes de atender em locais onde não há eletricidade. Quatro profissionais atuam no local, sendo dois dentistas atendendo no período da manhã e dois à tarde. Para a aquisição do micro-ônibus de 9 metros de comprimento foram investidos aproximadamente R$ 540 mil. Ele é composto por dois consultórios climatizados e equipados com aparelhos de última geração adequados para qualquer tipo de prática odontológica.

Publicidade