Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

CORRA DA GRIPE

Votuporanga prorroga vacinação até dia 15 de junho

Publicado em: 04 de junho de 2018 às 18:53

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho nas unidades de saúde da Prefeitura de Votuporanga. A recomendação do Ministério da Saúde, enviada aos Municípios foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. Em Votuporanga, 76,20% do público-alvo foi vacinado, segundo dados da Secretaria da Saúde. A meta é chegar aos 90% até o final do período.

Sendo assim, pessoas que estão incluídas em um dos grupos prioritários da campanha que ainda não se vacinaram devem procurar as unidades de saúde do município para se proteger contra o vírus da gripe. As unidades de saúde de Votuporanga permanecem em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto aos feriados, e estão abastecidas com doses suficientes para a vacinação daqueles que contemplam o público-alvo desta ação.

Em Votuporanga, de acordo com a última prévia realizada pelo setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, nesta segunda-feira (4/6), 18,4 mil pessoas já foram imunizadas. O grupo das crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos é o que apresenta menor índice de vacinação, com 47,60% do público. As gestantes imunizadas representam 61,12%, e as mulheres pós-gestação, as puérperas, contabilizam 110,32%. Idosos que receberam a vacina chegam a 87%, os trabalhadores da saúde, 77,14% e 64,26% dos professores também já tomaram a dose.Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Ministério é trivalente, protegendo contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum).

Gripe H1N1

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.

Prevenção

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz após o contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.



Medidas de prevenção à doença devem ser adotadas:

* Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal;

* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão;

* Fazer uso do álcool gel;

* Usar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros

* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

* Procurar assistência médica se surgirem sintomas compatíveis com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

Publicidade