Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

CAMPANHA BOMBEIRO SANGUE BOM INCENTIVA DOAÇÕES

Unidade de Votuporanga captou 161 bolsas durante trabalho de conscientização

Publicado em: 27 de julho de 2018 às 18:16

CAMPANHA BOMBEIRO SANGUE BOM INCENTIVA DOAÇÕES
Com o intuito de incentivar a população a doar sangue nos períodos do ano em que o número de voluntários diminui, a Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga em parceria com o Corpo de Bombeiros promoveu a Campanha “Bombeiro Sangue Bom” nos meses de junho e julho. Realizada todos os anos, a Campanha estimula a doação de sangue no período de férias escolares ou de clima frio em que o estoque sente grande redução.

Além de salvar vidas no dia a dia, os profissionais do Corpo de Bombeiros também se empenharam em participar do projeto através da doação de sangue. Em Votuporanga, toda a Corporação aderiu à Campanha, assim como um grande número de doares voluntários.É necessário lembrar que o sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão sanguínea.

Balanço

No mês de junho, a Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga encerrou o mês com a captação de 161 bolsas de sangue, além de três novas amostras de medula coletadas e inseridas ao Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Nestes 30 dias, 205 pessoas passaram pelo local. O interessado pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou ambos. A doação de sangue é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco com o doador.

Doações

As doações podem ser feitas todo primeiro sábado do mês, por meio de agendamento; às quintas-feiras, das 8 às 11h e às terças, das 15h às 18h. Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional. O funcionamento da Unidade de Coleta de Sangue de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h30 às 17h.A Unidade de Coleta de Sangue do município está no espaço anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte. Mais informações pelo (17) 3426-7530, ramal 210 ou pelo (17) 98116-7145.

O posto funciona por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa.

Doações

Para doar, é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até três doações ao ano e os homens quatro. Caso esteja tomando algum tipo de medicação, é importante levar o nome do remédio e apresentá-lo na unidade de coleta.

Não pode doar

Não é recomendada a doação nos seguintes casos: o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer; quem tenha feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses; quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco; está com febre, gripe ou infecção; ingeriu álcool até três dias antes da doação, entre outros impedimentos.Vale destacar, as pessoas que foram vacinadas contra a gripe nesta Campanha de Imunização, devem aguardar por 30 dias após o recebimento da dose para realizar a doação.

Recomendações para a doação

Antes de doar é importante: dormir bem por pelo menos 6 horas; evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas; evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e não fumar uma hora antes.



Publicidade