GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

COMEÇA A SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO

Campanha em Votuporanga defende o leite materno como base da vida

Publicado em: 31 de julho de 2018 às 18:28

COMEÇA A SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO
Começa nesta quarta-feira (01/08) a Semana Mundial de Aleitamento Materno que este ano tem como tema “Aleitamento Materno: a base da vida”, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA). Para marcar a data, o Banco de Leite Humano da Secretaria Municipal da Saúde realiza nos dias 02 e 06 de agosto, dois encontros voltados para profissionais da área da saúde envolvidos com o aleitamento materno.

O evento será no Polo UAB, das 7h às 11h.O encontro tem como principal objetivo incentivar as equipes a fortalecerem os grupos de aleitamento materno, além de apresentar o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite de Votuporanga, é que destaca a enfermeira responsável pelo serviço no município, Danúbia Franco. “O evento também servirá para que os profissionais discutam e troquem as experiências exitosas de suas equipes, assim como capacitar os profissionais que estão entrando na área”.

Serão abordados temas inerentes à amamentação, como mitos e verdades em uma roda de conversa, a importância do aleitamento no desenvolvimento da fala e a composição do leite materno e seus benefícios. Uma equipe multidisciplinar formada por enfermeira, médico pediatra, fonoaudióloga e nutricionista serão os responsáveis por ministrar as palestras.

Não existe alimento mais completo para o bebê quanto o leite materno. Ele supre todas as necessidades nutricionais, e contribui na formação do sistema imunológico, previne alergias entre outros benefícios que favorecem o desenvolvimento nos primeiros anos de vida. “O leite materno é um alimento de fácil e rápida digestão”, pontua Danúbia.

Grupo de Gestantes e de Aleitamento

Um bom acompanhamento no pré-natal e o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê fazem muita diferença no desenvolvimento da criança. Por isso, a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, proporciona encontros de grupos de Gestantes e de Aleitamento Materno em todas as unidades de saúde da cidade. “Com a orientação adequada é possível dar o andamento correto para o aleitamento materno sem causar incômodos às mães e proporcionar o que há de melhor aos bebês”, elucida a enfermeira.O Banco de Leite desenvolve atividades educativas nesses grupos; conta com a participação de equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, dentista e fonoaudiólogo. Os grupos de Aleitamento trabalham diversos assuntos relacionados não somente à amamentação mas também ao desenvolvimento geral da criança; a criação do vínculo entre mãe e bebê; as dificuldades que surgem no decorrer da amamentação; alimentação da mãe, entre outros diversos assuntos. “Os grupos de Aleitamento Materno tem como principal objetivo estabelecer o aleitamento materno exclusivo aos bebês, já que os benefícios são inúmeros tanto para a mãe quanto para o bebê“, destaca Danúbia.Todos os bebês que frequentam as reuniões educativas dos grupos de Aleitamento Materno, durante os seis primeiros meses de vida, recebem o certificado assinado pela Secretária de Saúde, Márcia Reina e pelo Prefeito João Dado. “Este momento da certificação é uma oportunidade para incentivar a comunidade, e sobretudo, parabenizar a família que persistiu mesmo diante das dificuldades iniciais em relação a amamentação”.

Publicidade