Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

ENCONTRO TIRA DÚVIDA DE GRÁVIDAS

Evento promovido pela Santa Casa de Votuporanga e SanSaúde

Publicado em: 20 de julho de 2018 às 17:38

ENCONTRO TIRA DÚVIDA DE GRÁVIDAS
Sabe aquela dúvida sobre qual é melhor procedimento: parto normal ou cesárea? O Encontro de Famílias Grávidas, promovido pela Santa Casa de Votuporanga e SanSaúde, respondeu todas as perguntas das participantes nesta quinta-feira (19/7), na Sala de Treinamentos 2 do Hospital.

Com o intuito de orientar as futuras mamães em ter uma gestação mais saudável, contribuindo com o desenvolvimento do bebê, a iniciativa convida profissionais do Hospital para aproximar a Instituição ainda mais da comunidade. Desta vez, o enfermeiro obstetra Rodrigo Ribeiro e a doula Arlete Mendes conversaram com o grupo sobre os tipos de partos, ressaltando os prós e contras de cada um.

Rodrigo ressaltou que o melhor procedimento é aquele em que a mãe e o bebê se saem bem. “Entretanto, desde que haja condições normais como contração, útero dilatado e neném encaixado de forma correta, o parto normal é a melhor opção.A quantidade de sangramento é muito menor que a cesariana - o que diminui as chances de infecção -, e recuperação é mais rápida, o que deixa a mulher mais independente para levantar e cuidar do recém-nascido. Também é importante lembrar que o normal acontece na hora certa e todo o processo tem um efeito muito interessante que mexe com o psicológico e emocional da mãe, tornando-a mais preparada para a nova fase”, explicou.

Arlete ressaltou que a atuação da doula. “No trabalho de parto normal, ajudamos a mulher a encontrar as posições mais favoráveis durante as contrações, fazemos massagens e compressas para aliviar a dor, ajudamos o parceiro a se envolver e participar ativamente. Além disso, informamos o casal sobre todos os procedimentos que estão sendo realizados. Já acompanhei muitos nascimentos. Todo este amparo, cuidado com a gestante e com o neném é mágico. Criamos vínculo afetivo com a grávida para que possa ajudar com todas as técnicas e experiência, mas sobretudo ser uma alma humana diante de outra”, frisou.

O Encontro contou com a participação de Ana Carolina Ribeiro, com sua filha Analu. Ana Carolina participou de duas atividades e deixou um depoimento. “Delícia revê-los!! Analu se sentiu em casa, certeza que reconheceu você e Rodrigo. Vocês não têm dimensão do quão importante é esse trabalho e o bem que fez e faz por essas famílias grávidas. Deus abençoe nessa tarefa de trazer vidas ao mundo!”, disse.

Tempo de recuperação

Como é uma cirurgia, o tempo de recuperação da cesárea também é maior se comparado ao do parto normal, em que a mulher recebe alta hospitalar em aproximadamente 24 horas. Na cesariana, a paciente fica em observação no hospital de dois a três dias. Ela pode começar a fazer caminhadas leves em 15 dias. Contudo, atividades de maior esforço, como subir escadas ou retomar a atividade sexual requerem um mês de pausa.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, destacou a importância do Encontro de Famílias Grávidas. “A iniciativa é muito importante pois ajuda as mães para terem mais segurança nesse momento tão especial, além dos familiares que também podem participar e dessa forma poderão dar apoio a essas mulheres. As reuniões são mensais e convido a todos a participar”.

Publicidade