Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

VACINAÇÃO CONTRA A POLIO E SARAMPO

Campanha será realizada de 4 e 31 de agosto em Votuporanga

Publicado em: 26 de julho de 2018 às 07:05

Devido ao reaparecimento do vírus do sarampo em algumas regiões do Brasil, toda a comunidade deve ter ainda mais atenção com Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo que será realizada de 4 e 31 de agosto. Em Votuporanga, todas as unidades de saúde estarão abastecidas com doses das vacinas, que nesta Campanha comtemplará o público-alvo formado por crianças de 1 ano de vida até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

No município, a ação é organizada pela Secretaria da Saúde por meio do Setor de Imunização que prepara também duas datas para a intensificação da Campanha, previstas para os dias 4 e 18 de agosto (sábados). Nesses dois dias os Consultórios Municipais do município promovem a Campanha das 8h às 17h, ofertando a vacina contra a poliomielite e outra contra o sarampo, por meio da tríplice viral. Além do sarampo, a tríplice viral protege contra a caxumba e a rubéola.

O esquema da vacina tríplice se dá através de duas doses para pessoas entre os 12 meses de vida até os 29 anos de idade, explica a enfermeira responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria da Saúde, Danieli Fortilli. “O intervalo entre essas duas doses deve ser de 30 dias. Já para os adultos de 30 a 58 anos a dose desta vacina é única”.

As pessoas que ainda não tomaram a vacina ou têm dúvida sobre a imunização devem se dirigir até a unidade com a caderneta de vacinas em mãos. ”Quem ainda não tomou a vacina deve procurar a unidade de saúde mais próxima, assim, o profissional de saúde terá condições de avaliar a necessidade de ser vacinado e o número de doses. É importante ressaltar que no Brasil, a prevalência de casos da doença contempla o público não vacinado”, destaca Danieli.

As unidades de saúde de Votuporanga estão abertas para a vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados. Mais informações no setor de Imunização da Secretaria da Saúde, pelo (17) 3405-9787.

Sintomas do Sarampo

O sarampo é uma doença grave, altamente transmissível, podendo gerar sérias complicações, potencialmente fatais, como a pneumonia e a encefalite.

Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Unidade de Saúde a que pertence.

Medidas de Prevenção

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

• Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel;

• Não compartilhar copos, talheres e alimentos;

• Procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos;

• Sempre que possível, evitar aglomerações ou locais pouco arejados;

• Manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados;

• Evitar contato próximo com pessoas doentes;

• Tomar a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Publicidade