Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

FEV E SANTA CASA FIRMAM CONVÊNIO DE PESQUISA

Hospital de Votuporanga vai receber ajuda para pesquisas nacionais e internacionais

Publicado em: 10 de agosto de 2018 às 06:48

FEV E SANTA CASA FIRMAM CONVÊNIO DE PESQUISA
A Santa Casa de Votuporanga e Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) celebraram importante convênio nesta terça-feira (7/8), ressaltando a importância da Unidade de Pesquisa Clínica (UNIPEC) do Hospital eincentivando, assim, a produção científica e educação permanente de alunos dos cursos da Unifev. Por meio da parceria, a UNIPEC receberá R$27.940,55 mensais, a partir deste mês, para a realização de estudos clínicos nacionais e internacionais de ensino e pesquisa. Este investimento era custeado integralmente pela Santa Casa até então, possibilitando que o recurso possa ser direcionada a outras áreas, beneficiando centenas de pacientes principalmente do Sistema Único de Saúde (SUS).

O provedor Luiz Fernando Góes Liévana enfatizou a atuação da Unidade de Pesquisa. “Implantamos desde 2008, sendo uma área muito importante para a Instituição com destaque no Brasil e no exterior. Agradecemos por, neste momento difícil na saúde, recebermos um novo recurso”, disse.

O investigador da Unidade de Pesquisa Clínica da Santa Casa, Mauro Esteves Hernandes, agradeceu todo apoio do Hospital. “A diretoria sempre garantiu verbas para UNIPEC, mantendo os colaboradores. Somos em três enfermeiros, dois farmacêuticos e um estagiário. Há estudos que não recebemos pagamento nenhum, alguns são custeados.Ao longo dos anos, concluímos mais de 20 estudos internacionais, quatro nacionais e outros para iniciar”, afirmou.

Dr. Mauro explicou que o convênio reunirá outras graduações de saúde. “Alguns universitários fizeram trabalho de conclusão conosco. Tem uma formada em Biomedicina que atuou conosco e foi contratada em uma multinacional. Hoje coordena pesquisa nacional de dengue e outra internacional”, destacou.

Ele também agradeceu o Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos (CEP) de Votuporanga. “Estamos muito tranquilos porque temos um CEP novo e tão efetivo”, complementou.

O investigador destacou os benefícios da pesquisa. “Para os nossos cursos, é algo a mais que vem somar, uma opção para desenvolverem”, afirmou.

O reitor da Unifev, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, ressaltou a parceria entre as instituições. “Temos convênios visando estágio supervisionado, a exemplo do Internato. Recentemente, estamos fechando parcerias com as entidades sociais, para a extensão dos cursos e hoje mais uma grande conquista, oportunizando os alunos desenvolverem pesquisa com qualidade. Agradecemos a Santa Casa, só temos a ganhar”, disse.

UNIPEC

A Pesquisa Clínica da Santa Casa participa de estudos multicêntricos internacionais, incentiva a produção científica e educação permanente aos profissionais da área de saúde. Cria e alimenta um banco de dados com as patologias que a instituição atende, ajuda na mudança da prática clínica possibilitando melhorias na saúde, averiguando efeitos clínicos e farmacológicos, com o foco na segurança do paciente.

Dr. Mauro contou que a primeira pesquisa teve início em 2009, sobre Doença de Chagas. “Desenvolvemos diversas pesquisas relacionadas ao coração, como fibrilação atrial, insuficiência cardíaca e infarto, diabetes tipo 2 em crianças e adultos, doença arterial periférica, pneumonia hospitalar e etc. Desde então, avançamos muito, sendo considerados entre os melhores do país, colocando a Santa Casa em evidência no âmbito internacional”, afirmou.



Publicidade