Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

UNIFEV AJUDA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Entidade ampliou atendimento a portadores do vírus HIV

Publicado em: 10 de agosto de 2018 às 18:26

UNIFEV AJUDA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
A Comunidade São Francisco de Assis inicia este segundo semestre de 2018 com muitas novidades. A entidade conta agora com novos profissionais da área da saúde disponíveis a toda população da Zona Sul de Votuporanga.

A presidente da entidade, Luzia de Souza Pupim, explicou que os frequentadores da Comunidade sempre solicitaram a presença de um psicólogo e fisioterapeuta, uma vez que o tratamento particular com estes profissionais costuma ser caros. Além disso, em alguns casos, as consultas pela rede pública de saúde podem demorar a serem realizadas.

Luzia frisa que as melhorias na entidade só puderam ser realizadas por meio da parceria feita recentemente com a Unifev (Centro Universitário de Votuporanga). Além disso, existem projetos a serem realizados futuramente na entidade com os estudantes de diversos cursos da Unifev, o que proporcionará experiência prática para os universitários.

“Estamos estudando a possibilidade de futuramente oferecer aulas de hidroginástica para nossas atendidas, já que esta é uma reivindicação antiga e muito esperada por nossas frequentadoras”, acrescentou.

O assistente social da Comunidade São Francisco de Assis, Leandro Siqueira Fiorentino, acrescentou que atualmente existem mais de 120 famílias cadastradas e que são acompanhadas diariamente pela entidade. Os atendimentos são destinados a idosos, crianças e adolescentes, além dos portadores do vírus HIV.

O atendimento com psicólogo e fisioterapeuta é gratuito e os interessados devem procurar a entidade com documentos pessoais para efetuar o cadastro, de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h. A entidade fica na rua Nelciades de Oliveira, n.º 2821, bairro São João. O telefone para mais informações é o (17) 3421-9856.

Políticas públicas

Preocupada em atender a população em situação de rua, a Comunidade São Francisco de Assis também inicia neste semestre o atendimento de assistência psicológica para a Comunidade Mão Amiga e Associação Missionária Bom Samaritano.

A presidente destaca que a diretoria sempre objetivou atender os que mais precisam. “Poderíamos somente focar o atendimento aqui com nossas famílias cadastradas, mas não. Seguimos o estilo de trabalho voluntário de São Francisco, que sempre pautou sua vida em ajudar os mais carentes, os renegados pela sociedade. Estamos levando até essas duas entidades este trabalho e esperamos muito contribuir”, disse.

O atendimento nas duas entidades será realizado individualmente e também em grupo.

Cronograma

Além de atuar fortemente na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, do álcool e drogas, a entidade oferece cursos de artesanato gratuitos para a população mais carente de Votuporanga.

Toda quarta-feira tem aula de bordado e na sexta-feira de pintura.Os cursos são oferecidos em parceria com a Prefeitura, e são destinados para atender as famílias cadastradas na entidade, que possuem parentes com vírus HIV, dependentes de álcool ou drogas.

Na quinta-feira, o dia é dedicado à saúde. A enfermeira Renata Columbano atende, voluntariamente, oferecendo dicas de saúde e aferição semanal da pressão arterial.

Projeto “Prevenção por meio da dança”

Ainda há vagas para o projeto “Prevenção por meio da dança”, que atende crianças e adolescentes da zona sul. O projeto tem como objetivo reunir os jovens, tirando-os do meio onde pode ser favorável o uso de drogas e álcool.

Para a viabilização do projeto, a entidade recebe recursos do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

A entidade também está inscrita no COMAD (Conselho Municipal de Álcool e Drogas).

Brechó



Para ajudar nos custeios da casa, a entidade mantém um brechó de roupas semi-novas. São vendidas a preços populares lindas peças adultas, infantis, agasalhos e calçados. Os valores variam de R$ 2 a R$ 5. O brechó funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.





Publicidade