Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

CHURRASQUEIRA: Empresário pula em piscina e sobrevive

Morador de Votuporanga foi vítima de acidente doméstico. Dois casos em 60 dias

Publicado em: 27 de dezembro de 2022 às 17:08

CHURRASQUEIRA: Empresário pula em piscina e sobrevive

O empresário de Votuporanga, Sidnei M.Cirino Leite, o Ney da Lumilight, foi vítima de uma explosão de álcool em churrasqueira na semana passada, e, acredita ter sobrevivido por ter pulado na piscina.

Segundo ele, ao acender a churrasqueira não apareceu chamas após um certo tempo, por isso colocou mais álcool líquido em um copo e jogou na churrasqueira.

Quando o combustível atingiu o carvão houve uma forte explosão e o álcool em chamas caiu sobre o corpo do empresário. "A reação imediata que tive foi pular na piscina, graças a Deus era ao lado, e acredito que isso me salvou, apesar das queimaduras", disse Ney.

Ele foi levado ao hospital, passou por cuidados médicos e se recupera bem das queimaduras.

CASO ITAMAR

Votuporanga registrou nos últimos 60 dias dois casos graves de queimaduras em churrasqueiras. Em 6 de novembro Itamar Rodrigues da Silva foi vítima.

Durante uma confraternização ele estava perto da churrasqueira e um amigo jogou álcool para reforçar o fogo. Gravemente atingido, passou 15 dias internado, tendo passado vários dias em UTI com risco de morte.

Itamar se recupera em casa, sem poder trabalhar, conta com a ajuda da família e contribuições através de "Vaquinha" na internet. Link

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-o-itamar-que-esta-internado-apos-uma-explosao/contribua

Casos como os aqui relatados acontecem com mais frequência em períodos festivos, como o de final de ano. Por isso a recomendação dos Bombeiros e paramédicos é de não utilizar álcool líquido e, mesmo com outros combustíveis, adotar medidas preventivas como não reabastecer ou jogar álcool ou qualquer produto inflamável sobre a churrasqueira.


ALERTA DO CORPO DE BOMBEIROS

A orientação oferecida pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo é para que as pessoas evitem utilizar o acendimento de recipientes ou churrasqueiras com álcool (etanol, álcool doméstico 70% ou gel).

Os líquidos inflamáveis podem causar graves explosões por conta da evaporação e geralmente a primeira região a ser afetada é a face.

Portanto, não se deve jogar álcool em churrasqueira principalmente quando esta estiver apresentando alguma fagulha. Tome cuidado ao manusear cigarros, fósforos ou chegar próximo ao fogo depois de ter feito assepsia nas mãos com álcool em gel.

Depois da assepsia, é necessário esperar que as mãos sequem para evitar possíveis queimaduras. Leia atentamente as embalagens dos produtos, principalmente do carvão ao acender sua churrasqueira.

Ao acendê-la, procure utilizar tabletes de álcool sólido ou outro produto, próprios para acender, que seja certificado, seguro e esteja disponível no mercado.

Em caso de acidentes envolvendo queimaduras atente para os seguintes cuidados:

1. Interromper a reação de calor, resfriando a vítima com soro fisiológico ou água em temperatura ambiente;

2. Retirar as vestes com delicadeza, sem arrancá-las cortando-as com a tesoura. Não arrancar o tecido se estiver aderido à pele, apenas resfriá-lo com soro fisiológico ou água na temperatura ambiente, deixando-o no local;

3. Remover das extremidades anéis, pulseiras, relógios ou joias antes que o membro edemacie;

4. Se a área afetada envolver mãos e pés, separar os dedos com pequenos rolos de gaze umedecida em soro fisiológico ou água; 5. Ligar para emergência 193.



O QUE NÃO FAZER

1. Não estourar bolhas provenientes da queimadura;

2. Não ministrar medicamentos tais como pomadas;

3. Não ministrar gel dental, pó-de-café, plantas etc...;

4. Não desgrudar pedaços de panos presos ao corpo da vítima.


Publicidade