Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Especialistas debatem trombose e hemostasia

Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira. Doença atinge mais de 300 mil por ano

Publicado em: 19 de novembro de 2023 às 19:05

Especialistas debatem trombose e hemostasia
Na quarta-feira, 22 de novembro de 2023, das 8h às 18h, no Hotel Rosewood, em São Paulo, dezenas de especialistas estarão reunidos no segundoSimpósio Internacional daSociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia – SBTH, onde serão apresentadas as últimas novidades da pesquisa científica mundial, novos estudos, início dos registros oficiais brasileiros, novas possibilidades de tratamentos e prevenção, principais desafios atuais e suas possíveis soluções, entre outros assuntos. O encontro, aberto apenas para pesquisadores, médicos e outros profissionais de saúde, conta com poucas vagas ainda disponíveis. As solicitações para participação podem ser feitas pelo sitehttps://sbth.org.br/simposio2023/.

No dia seguinte, umjantar beneficente, também no Hotel Rosewood, em São Paulo, contará com a presença de importantes instituições, médicos, empresários e artistas, de modo a chamar atenção para os quadros atuais de trombose no Brasil e levantar recursos com o objetivo de diminuir as ocorrências e melhorar as condições de tratamento.

“A SBTH existe para promover a pesquisa, a formação de profissionais cada vez mais capacitados e a distribuição da mais correta informação ao grande público, de modo a contribuir para a redução das ocorrências de trombose no Brasil, assim como seu tratamento mais adequado. Esse simpósio é uma grande oportunidade para cientistas e profissionais da saúde trocarem conhecimento e avançarmos juntos no combate a esta causa de milhões de mortes a cada ano no mundo”, afirma aDra. Joyce Annichino, presidente da SBTH.

O simpósio contará com 22 palestrantes de diversas especialidades, divididos em 12 painéis de atualização científica, estimulando o intercâmbio e a difusão de informações de forma interdisciplinar. Serão apresentados e discutidos temas como prevenção de casos em pacientes hospitalizados, protocolos de atendimento a casos de AVC, prevenção e tratamento específicos para gestantes e pacientes com câncer, riscos em novas ações como implantação do chamado chip da beleza, procedimentos de manejo em hemorragias graves e pessoas com hemofilia, entre outros assuntos de grande relevância para a situação atual de trombose e hemostasia no Brasil e no mundo. Entre os palestrantes e apresentadores de novos estudos, estão:

.Dra. Ana Thereza Cavalcanti Rocha- Diretora Científica da SBTH. Profa. Associada da Faculdade de Medicina da Bahia UFB, Escola Baiana de Medicina. Pneumologista do Hospital Cardio Pulmonar Rede D´Or Salvador/BA.

.Dr. André Luiz Malavazi Longo de Oliveira- Mestre e Doutor. Médico do Departamento de Ginecologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

.Dr. Antônio Eduardo Zerati- Cirurgião Vascular. Prof. Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da USP. Chefe da equipe de Cirurgia Vascular e Endovascular do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

.Dra. Ariane Vieira Scarlatelli Macedo- Vice-Presidente da SBTH. Cardiologista na Santa Casa de São Paulo. Profa. do curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

.Dra. Audrey Krüse Zenaid- Médica Hematologista no Núcleo de Hemorragia e Trombose do Hospital Sírio Libanês. Doutorado em Ciências FMUSP.



.Dr. Carlos Gun- Cardiologista. Prof. Titular de Cardiologia da Universidade de Santo Amaro Unisa.

Diretor Científico e de Ensino do Insitituto Dante Pazzanese.

.Dra. Carolina Kassab Wroclawski- Hematologista do Núcleo de Hemorragia e Trombose do Hospital Sírio Líbanês. Membro fundador da SBTH.

.Dr. Cyrillo Cavalheiro Filho- Presidente Emérito da SBTH. Doutor em Hematologia pela FMUSP. Chefe do Núcleo de Hemorragia e Trombose do Hospital Sírio-Libanês.



.Dr. Daniel Ribeiro- Hematologista e Patologista Clinico. Mestre e Doutor em ciências aplicadas à saúde do adulto - Faculdade de medicina UFMG. Doutor em epidemologia clinica pela Leiden University Medical Center. Coordenador do ambulatório de hemostasiaHCUFMG.

.Dra. Dayse Maria Lourenço- Profa. Associada Livre Docente da Disciplina de Hematologia e Hemoterapia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP.

.Dr. Eduardo Ramacciotti- Chefe do Conselho da Science Valley Research Institute. Chefe de Cirurgia Vascular e Endo-vascular do Hospital e Maternidade Christovão da Gama.

.Dr. Eduardo Fonseca Sad- Coordenador do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital Vera Cruz, Belo Horizonte/MG. Intensivista pela AMIB. Fundador da SBTH. Clínico do Hospital Felício Rocho. Fellow do American College of Chest Physicians.



.Dr. Erich Vinícius de Paula- Médico Hematologista. Professor Associado de Hematologia na Universidade Estadual de Campinas.

.Dr. Felício Saviolli- Médico Intensivista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Titulo de Especialista – AMIB. Mestre em Ciências pela Universidade da California de San Diego. Doutorando em Medicina Baseada em Evidências pela UNIFESP.

.Dra. Gabriela Yamaguti Hayakawa- Hematologista no Hemocentro da Unicamp. Doutorado em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

.Dra. Joyce Maria Annichino- Presidente da SBTH. Hematologista. Profa. Titular da FCM Unicamp. Coordenadora do CDT e do Laboratório de Hemostasia do Hemocentro da Unicamp.

.Dr. João Carlos de Campos Guerra- Médico Hematologista e Prof. Assistente da pós-graduação estrito senso da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde. Coordenador Médico do Setor de Hemostasia e Trombose do Hospital Israelita Albert Einstein. Diretor Financeiro da SBTH. Diretor Científico do Grupo CLAHT. Presidente do Centro de Hematologia de São Paulo.

.Dr. Marcelo Melzer Teruchkin- Cirurgião vascular. Coordenador do núcleo de Medicina Vascular do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS.

.Dra. Paula Ribeiro Villaça- Médica Hematologista. Doutora em Hematologia. Chefe do Grupo de Hemostasia e Trombose. Serviço de Hematologia e Terapia Celular. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.



.Dr. Renato Delascio Lopes- Prof. Titular de Medicina da Divisão de Cardiologia do Duke Medical Center. Prof. Livre-Docente de Cardiologia pela Escola Paulista de Medicina. Diretor e Fundador do Brazilian Clinical Research Institute BCRI em São Paulo/Brasil.

.Dra. Sheila Cristina Ouriques Martins- Médica Profa. da Faculdade de Medicina e da Pós Graduação em Ciências Médicas da UFRGS. Coordenadora do Programa de Neurologia Vascular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS. Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento. Presidente da Rede Brasil AVC e Presidente da World Stroke Organization. Médica Neurologista, responsável pela implementação de telemedicina em AVC no Brasil com grande experiência em pesquisa em Prevenção, atendimento de fase aguda e telemedicina no AVC.

.Dr. Tomaz Crochemore- Formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/RJ. Especialista em Medicina Mestre em Ciências da saúde pela FICSAE na área de coagulação e hemostasia. Presidente da Sociedade Iberoamericana de PBM – Brasil. Membro da SBTH. Membro da Sociedade Americana para avanço do PBM. Felow na Universidade de Zurique/Suíça. Intensivista do Hospital Moriah. Diretor Médico da Werfen Latam.

300 mil brasileiros acometidos a cada ano

A trombose venosa é uma doença caracterizada pela formação de trombos (coágulos) nas veias de qualquer parte do corpo, mas principalmente nas veias das pernas, e que pode evoluir para uma embolia pulmonar caso o trombo se movimente pela corrente sanguínea. Na grande maioria dos casos, ela pode ser evitada. No Brasil ainda não existem dados robustos sobre a sua ocorrência na população. Como consequência, as estratégias públicas para mitigação da doença são baseadas em estudos divulgados por outros países – que possuem perfis étnicos e socioeconômicos diferentes do brasileiro.

Com essa falta de dados sobre ocorrências de trombose no Brasil, aSBTHdeu início à implantação de um programa de registros oficiais dos casos de trombose em parceria com centros hospitalares de seis municípios do Estado de São Paulo. De acordo com a SBTH,a cada ano cerca de 300 mil brasileirossão acometidos por algum fenômeno trombótico e muitos desses eventos poderiam ser evitados. Entre maio de 2022 e abril de 2023, estima-se que houve quase80 mil internaçõesde pacientes nos serviços públicos em decorrência da trombose.

ASBTHé uma entidade civil sem fins lucrativos que visa a promover a educação continuada e disseminar conhecimento para a redução do tromboembolismo e suas consequências.Fundada em 10 de outubro de 2018 e atualmente com cerca de 250 médicos participantes, a SBTH tem como missão investir em educação continuada e pesquisas relacionadas à trombose e às doenças hemorrágicas congênitas ou adquiridas, chamar atenção para a importância da prevenção e ampliar o acesso a medicamentos e tratamentos, trabalhando para o fomento de políticas governamentais, educacionais e assistenciais adequadas à realidade brasileira.www.sbth.org.br|@sbth.bsth

Publicidade