Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Consultório Municipal do São Cosme distribui repelente

Além das outras medidas, Votuporanga aposta no uso da barreira química no combate à doença

Publicado em: 11 de março de 2024 às 16:59

Consultório Municipal do São Cosme distribui repelente
Votuporanga, assim como inúmeras cidades brasileiras, vive uma epidemia de Dengue neste ano. E além das ações de combate, a Secretaria Municipal da Saúde também tem diversificado as estratégias para tentar conter o avanço da doença. Prova disso é o projeto piloto que está sendo desenvolvido junto aos pacientes atendidos no Consultório Municipal “Dr. Walter Eleutério Rodrigues”, localizado na Rua Guarani, 182, bairro São Cosme.

Desde o início de fevereiro, os pacientes que procuram por atendimento na unidade com sintomas da Dengue e que estão no período de viremia (que é quando o vírus permanece no organismo e ocorre a transmissão através da picada da fêmea do Aedes aegypti) recebem repelente para fazer uso diário. “Acreditamos que com essa proteção química há possibilidades de redução significativa na transmissão da doença, uma vez que, no período de viremia, que dura cerca de 10 dias, se a mosquita fêmea picar uma pessoa infectada, ela transmite o vírus para outra pessoa”, explicou a responsável pela Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Samara Del Pino Fernandes.

Até o momento, mais de 80 pessoas já receberam repelentes na unidade e foram monitoradas por profissionais da Secretaria da Saúde e do Consultório Municipal. Os resultados do projeto piloto serão analisados após três meses de implantação. Se o índice de propagação da doença reduzir, a Secretaria da Saúde poderá ampliar essa ação para as demais unidades de saúde.
Publicidade