Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Mutirão de ortopedistas opera 12 crianças gratuitamente

Elas sofrem com pseudartrose congênita da tíbia, um dos maiores desafios da ortopedia

Publicado em: 21 de março de 2024 às 18:35

Cirurgiões ortopedistas brasileiros, além de equipe de médicos estrangeiros, estarão em São Paulo entre 21 e 24 de março, para realizar, gratuitamente, 12 operações cirúrgicas em crianças de várias partes do Brasil que sofrem com pseudartrose congênita da tíbia, problema considerado um dos maiores desafios da ortopedia. A Jornada de Microcirurgia para Reconstrução Óssea nas Crianças, uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), acontecerá na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. As crianças que serão beneficiadas foram selecionadas após triagem dos casos.

A pseudartrose congênita da tíbia é uma doença rara que envolve a estrutura óssea da tíbia próximo ao tornozelo e que leva à deformidade da perna logo quando a criança começa a dar os primeiros passos.Geralmente, em razão da fragilidade do osso, ocorre uma fratura antes dos 5 anos de idade, com dificuldade para se consolidar.A deficiência pode complicar a medida em que a criança for crescendo, inclusive, com muitos casos evoluindo com amputação da perna, justamente pela dificuldade da consolidação óssea.



Especialistas estrangeiros e técnica revolucionária

Entre os médicos que realizarão o procedimento cirúrgico está o ortopedista espanhol Francisco Soldado, precursor de técnica de transplante de periósteo vascularizado, que se mostrou promissor, evitando muitas amputações. O periósteo é a membrana externa de tecido conjuntivo denso que envolve todos os ossos do corpo humano, e tem por característica ser vascularizada, fibrosa e resistente. O especialista virá acompanhado de outros profissionais que auxiliarão na ação.

“Atécnica desenvolvida pelo Dr. Soldado é revolucionária para reconstrução óssea, inclusive, foi na Santa Casa que fizemos a primeira cirurgia do mundo utilizando esse método para reconstrução do antebraço e de maxilar. Nos sentimos muito felizes em poder atender, utilizando essa técnica e junto a médicos que operam crianças em várias partes do mundo, os brasileirinhos que sofrem com esse problema, proporcionando-lhes qualidade de vida e um desenvolvimento saudável”,fala o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Antonio Carlos da Costa.

Francisco Soldado é chefe do Serviço de Ortopedia Pediátrica do Hospital HM Nens e do Vall d'Hebron, em Barcelona, além de criador da Fundacion Dr. Soldado, uma sociedade sem fins lucrativos que arrecada fundos para a execução e desenvolvimento de ações solidárias, para que meninos e meninas em condições vulneráveis possam ter acesso a serviços e programas de saúde de qualidade. “É uma satisfação imensa poder contar com a expertise e humanização do Dr. Soldado nessa soma de forças entre SBCM e SBOP, que transformará significativamente a vida dessas crianças”, conclui Costa.



Publicidade