A Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra regida pelo mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins,faz apresentação gratuita no primeiro dia do Festival Literário de Votuporanga (FLIV). O concerto será realizado no Parque da Cultura no dia 21 de outubro, sexta, às 21h.
Sempre associado à Educação e à Cultura, o SESI-SP entende a importância de espaços de disseminação do livro e da formação de novos leitores para o desenvolvimento social da população. Dessa forma, presenteia a cidade de Votuporanga com um recital especialmente alinhado à proposta do evento.
No repertório, a orquestra apresentará composições de Beethoven,Bach e Mozart. O concerto promete ainda um momento especial no encerramento da apresentação – quando o maestro assumirá o piano e relembrará sua trajetória como concertista.
Em sua sexta edição, o FLIV, que acontece entre os dias 21 e 29 de outubro,se consolidacomo um dos maiores eventos multiculturais do Estado de São Paulo. Em nove dias de programação e com uma área de 105 mil m2, o festival terá mais de 160 atividades e contará com a presença de grandes nomes da literatura e da cultura nacional. Mais informações na página www.flivotuporanga.com.br.
Sobre a Bachiana Filarmônica SESI-SP Uma das maiores orquestras de iniciativa privada no Brasil, mantida pelo Serviço Social da Indústria (SESI-SP) desde 2010, tem como missão a educação musical e a inclusão cultural por meio da difusão da música erudita para todos os públicos, sob a direção artística e regência de João Carlos Martins.
Reconhecido internacionalmente, o maestro representa relevante apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes, contribuindo para a formação de talentos e abrindo múltiplas oportunidades profissionais ao integrar jovens músicos a experientes instrumentistas de diversas idades. O termo Bachiana remete à riqueza musical do Brasil, em homenagem ao imortal maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, autor das célebres Bachianas Brasileiras, e a Johann Sebastian Bach. A parceria com o SESI-SP democratiza o acesso à música erudita com alta qualidade técnica e artística, levando a orquestra às periferias das grandes cidades e do interior.
Maestro João Carlos Martins Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, o maestro João Carlos Martins atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música. Com mais de 60 anos de carreira, por sua trajetória de muitos desafios e superações, o maestro foi homenageado com o enredo “A música venceu”, da escola de samba Vai-Vai, vencedora do Carnaval de São Paulo em 2011 com o tema. Hoje em dia, em suas apresentações, emociona o público quando volta ao piano em participações especiais.
Repertório J.S.BACH – Jesus Alegria dos Homens
W.A.MOZART – Sinfonia 41 “Jupiter” (4º mov)
L.V.BEETHOVEN – Ruínas de Atenas
L.V.BEETHOVEN – Prometheus
W.A.MOZART – Concerto para piano nº 23 (2º mov)
J. Haydn – Sinfonia N° 45 da Despedida
Schumann, R. – Concerto para piano op. 54 – Andante
SERVIÇO: Bachiana Filarmônica SESI-SP - regência do maestro João Carlos Martins
Local:Festival Literário de Votuporanga – Parque da Cultura
Endereço:Av: Francisco Ramalho de Mendonça, s/n – Jardim Alvorada
Data e horário:21 de outubro de 2016, sexta, às 21h
Informações:(17) 3421-8218
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita