Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Inês Bogéa é atração nesta terça-feira no FLIV

Ela é bailarina, documentarista, escritora e professora do curso de especialização “Arte na Educação: Teoria e Prática”, da USP

Publicado em: 24 de outubro de 2016 às 18:38

Inês Bogéa é atração nesta terça-feira no FLIV
Nesta terça-feira (25/10), um dos destaques da programação da 6ª edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga é a presença da diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa.

Doutora em Artes pela Unicamp, bailarina, documentarista, escritora e professora do curso de especialização “Arte na Educação: Teoria e Prática”, da USP, Inês participará de um bate-papo com o público, às 19h30, no Cinema Cultural do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos.

De 1989 a 2001, Inês Bogéa foi bailarina do renomado Grupo Corpo, de Belo Horizonte, e, entre 2001 e 2007, foi crítica de dança do jornal “Folha de S. Paulo”. Autora de obras infantis, como “O livro da dança”, e organizadora dos livros “Oito ou Nove Ensaios sobre o Grupo Corpo” e “Passado-Futuro – Textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de Dança”, ela também foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi, entre 2003 e 2004, e consultora do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, entre 2007 e 2008.

Inês é autora de mais de quarenta documentários sobre dança, entre eles “Renée Gumiel, a Vida na Pele” (2005), “Maria Duschenes: o espaço do movimento” (2006), e da série “Figuras da Dança”, da SPCD.

Terça-feira no FLIV

Além do bate-papo com Inês Bogéa, o FLIV também recebe nesta terça-feira (25/10), o espetáculo teatral “Expresso Caracol”, do grupo Cia. dos Pés, de São José do Rio Preto. A peça será apresentada às 11h, na entrada do Galão FLIV, e às 14h30, na Varanda FLIV.

O espetáculo “Expresso Caracol” atua no processo de formação da criança ao trabalhar temas contemporâneos, como regras de convivência, sensibilidade, percepção e autoestima. O cenário é uma espécie de carro, em formato de caracol, o chamado “carro-col”, de mais de dois metros de altura, que serve também como veículo, casa e camarim para a dupla de artistas Angélica Zignani e Caroline Aragão.

A Cia. 2 Atos, de Votuporanga, também se apresenta na terça-feira, às 16h30, no Galpão FLIV. O grupo traz o espetáculo “Escambo”, que retrata, com linguagem do palhaço, a briga pelo espaço, seja ele físico, ideológico ou artístico. Depois de uma intensa disputa, os protagonistas da peça aprendem que é possível dividir e compartilhar e que, finalmente, a união faz a força.

Outra atração promete chamar a atenção do público é a apresentação da Orquestra Belas Artes, de São José do Rio Preto, às 21h, no palco principal do Parque da Cultura. A orquestra popular, formada por iniciativa do maestro André Vernino, é composta por alunos do curso profissionalizante de música da Escola Belas Artes e trará um repertório com músicas-temas de filmes e musicais.

Sobre o FLIV

O Festival Literário de Votuporanga – FLIV é considerado o maior evento multicultural gratuito do Estado de São Paulo. De 21 a 29 de outubro, terá a sua maior edição, no Parqueda Cultura, com nove dias de atividades gratuitas abertas ao público, contabilizando cerca de 125 horas gratuitas de promoção à cultura, com foco no incentivo à leitura junto ao público infanto-juvenil, na faixa etária de 6 a 14 anos. Entre as principais atrações desta edição, estão escritores como Ignácio de Loyola Brandão, Marcia Tiburi e Lourenço Mutarelli. Em cinco edições, o festival registrou mais de 230 mil visitantes de 40 municípios do interior paulista. Saiba mais em www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com.br/flivotuporanga

Organização

O FLIV 2016 é realizado pelo Ministério da Cultura, Instituto Comuna, Prefeitura de Votuporanga e Governo do Estado, com patrocínios oficiais do Guaraná Antartica e Elektro pela Lei de Incentivo à Cultura e Proac/SP – Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo. E os apoiadores Grupo HSA; Senac; Abaçaí Organização Social de Cultura; Poiesis –Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura; Projeto Ademar Guerra; OC Oficinas Culturais; Apaa – Associação Paulista dos Amigos da Arte; Sesc 70 anos; Unifev; Museu Casa de Cora Coralina; Media Lab/UFG; SP Leituras e SESI/SP. Promoção, TV TEM.

Publicidade