Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO FLIV

A escritora Maria Valéria Rezende bate-papo sobre suas obras

Publicado em: 20 de outubro de 2019 às 18:57

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO FLIV
A semana será cheia de atividades culturais e literárias para toda a região. A programação do Festival Literário de Votuporanga – Fliv segue com mais de 450 atividades até o dia 27 de outubro. Nesta segunda-feira (21/10), a programação começa às 7h30, com visitas da população, escolas e entidades. A escritora homenageada Maria Valéria Rezende conversará com leitores sobre suas obras e história com a literatura.

Entre as opções, oficinas de Xadrez, Maker, HQ, Graffiti, artesanato, Tintas de Terra, Musicalidade brincante, ballet aéreo, yoga, slackline, capoeira kids e Cartum. O publico ainda pode participar de outras atividades como Fireside de Hearthstone (Tavernas das Lendas), Amostra de Boardgames (Guerreiro Offline), bate-papo com os escritores André Cavalini e Janine Rodrigues, aulas livres de danças urbanas e de salão e do sarau “Na sombra da árvore”. A contação de histórias será com o Grupo Três Marias e Um João, Ricardo Diaz e Cia. Entre Aspas.O espetáculo infantil “História da Mata”, com o Grupo Lugar de Ser Qualquer, será às 18h30, no Auditório Externo do Centro de Informações Culturais e Turísticas – CIT, e fará uma leitura sobre o Brasil, com uma história repleta de contos populares sobre o macaco e a onça, lendas indígenas, fábulas, os ritmos e as rimas, a fauna e a flora de cada bioma brasileiro onde vive a onça-pintada, de forma cômica, alegre e colorida.


Alunos e professores dos cursos de fisioterapia, nutrição e psicologia da Unifev farão intervenções com o público, abordando temas das áreas como fisioterapia e ginástica laboral, competências socioemocionais e alimentação.


O encerramento da programação do dia ficará por conta do Sarau Cultural com “Amilar Riva e Hèlida Rapassi”, às 21h, no Auditório Externo do CIT, e também com Sarah Celi, às 22h, no “Vasto Mundo – Galpão Principal”. A programação completa está disponível no sitewww.flivotuporanga.com.br.


Bate-papo com Maria Valéria Rezende


O encontro com a homenageada na nona edição do Festival Literário de Votuporanga – Fliv, Maria Valéria Rezende, será nesta segunda-feira (21/10), às 19h30, na sala de Cinema Cultural do CIT. Algumas de suas obras inspiraram a organização do Fliv para nomeação de diversos espaços que serão utilizados simultaneamente durante a programação. Trechos de seus textos também são encontrados pelo Parque da Cultura.


Maria Valéria Rezende nasceu em 1942, em Santos, SP, onde viveu até os 18 anos. Formada e Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia. Dedicou-se desde os anos 1960 à Educação Popular, em diferentes regiões do Brasil e no exterior, passando a trabalho por todos os continentes. Vive na Paraíba desde 1976. Às vésperas dos 60 anos, em 2001, começou a publicar literatura com a primeira versão do livro “Vasto Mundo” (Ed. Beca), reeditado em nova versão (2015, Alfaguara) traduzida e publicada na França em 2017 (Ed Anacaona).

Desde 2004 participa do Clube do Conto da Paraíba que a estimulou a continuar a escrever ficção. Seu romance “O voo da guará vermelha” (Objetiva, 2005) foi publicado em Portugal, França e duas edições em Espanha (espanhol e catalão). Ganhou um Jabuti em 2009, categoria infantil, com “No risco do caracol” (Autêntica, 2008) e em 2013, categoria juvenil, com o romance “Ouro dentro da cabeça” (Autêntica 2012). Escreve ficção, poesia e é também tradutora. Ganhou o Jabuti de melhor romance e livro do ano de ficção com “Quarenta dias” (Alfaguara, 2014). Seu romance “Outros Cantos”, ganhou o Prêmio Casa de Las Américas, Cuba, 2017. Acabou e lançar um novo romance intitulado “Carta à Rainha Louca” (Alfaguara, 2019). Participa do Movimento Mulherio das Letras.


Publicidade